Questões de Relações Públicas

Uma questão de importância fundamental da administração é gerenciar o processo comunicativo das organizações em sua relação com o público, uma vez que são relações complexas, pois as mensagens devem considerar diferentes públicos e perfis.
Nesta perspectiva, pode
-se afirmar que
I)
o profissional de relações públicas tem a responsabilidade de manter a credibilidade entre a organização e o seu público.
II)
as relações públicas, como ciência, têm a finalidade de fazer a gestão da comunicação entre uma organização e a sociedade com os objetivos de construir e preservar a sua imagem.
III)
o processo comunicativo das organizações, também conhecido como RP, tem objetivos, antes de tudo, mercadológicos e financeiros, porque esta é a imagem organizacional necessária para o mercado.
IV)
o papel do profissional de relações públicas é a mediação do relacionamento entre a organização e seus públicos.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
    A) I, II e IV somente.
    B) I, II, III e IV.
    C) II somente.
    D) I e III somente.
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Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue os itens de 81 a 90. O trabalho do profissional de relações públicas é mais estratégico que social, portanto limita-se às suas ações em meio corporativo e empresarial.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue os itens de 81 a 90. As relações públicas precisam apoiar a construção de uma comunicação própria e autônoma para as organizações a fim de que possam estabelecer relações com os diversos grupos.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue os itens de 81 a 90. Nas instituições, as relações públicas têm o dever prioritário de articular e promover eventos para apresentar uma imagem forte da empresa no mercado.
  • C. Certo
  • E. Errado
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A discussão acerca da ética na área da comunicação leva em consideração o direito fundamental que todo cidadão tem, justamente, à comunicação. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.
  • A. Direito à comunicação é o direito que se tem de receber informações, na condição de receptor passivo, de um processo de transmissão de mensagens.
  • B. A manipulação da informação é algo eticamente válido quando o receptor tem claro que a mídia defende determinados interesses.
  • C. A liberdade de imprensa é um bem em si mesma e o direito à comunicação vem para defendê‐la, pois veículos da mídia devem ter a liberdade de produzir conteúdos conforme seus interesses.
  • D. Transparência é um dos valores centrais quando se discute ética na comunicação social, considerando o direito dos cidadãos a receber informações e acessá‐las e a se expressar.
  • E. A liberdade de expressão é um direito fundamental do cidadão que não é respeitado pelos meios de comunicação quando exigem que somente determinados profissionais produzam conteúdos nas mídias.
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O termo accountability compreende mecanismos que possibilitem a responsabilização de pessoas que ocupam cargos públicos. Quando estendido aos meios de comunicação, pode ser explicado como o processo que invoca a responsabilidade objetiva e subjetiva dos profissionais e veículos de comunicação por meio da organização da sociedade e da constituição de espaços públicos democráticos de discussão. A respeito desse conceito, assinale a alternativa correta.
  • A. Os chamados mecanismos para promoção da responsabilidade social da mídia permitem graus de abertura das empresas jornalísticas no sentido da prestação de contas (accountability) a partir da maior participação dos cidadãos.
  • B. Os mecanismos de promoção da responsabilidade social da mídia diferenciam‐se da censura e da autocensura, sendo a primeira caracterizada pela omissão e a segunda pela proibição prévia de publicação.
  • C. A adoção de mecanismo de accountability pela mídia acarreta, para os donos e os profissionais, o dever de responder aos cidadãos, de ocultar as críticas exacerbadas a eles endereçadas e de aceitar alguma responsabilidade sobre suas falhas, incompetência ou desonestidade.
  • D. Pesquisa de opinião sobre mídia, campanha de alfabetização em mídia e código de ética são tipificados como instrumentos internos aos meios de comunicação, entre os mecanismos para assegurar a responsabilidade social da mídia.
  • E. Meios para a prestação de contas por parte da mídia servem para garantir, na prática, que a mídia e seus profissionais não cometam erros, seguindo princípios como verdade, honestidade, exatidão da informação e respeito à intimidade.
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A partir do século XX, em uma sociedade cada vez mais midiatizada, a construção social da realidade invariavelmente passa por processos de comunicação. No que diz respeito a esse tema, assinale a alternativa correta.
  • A. O pensamento humano se forma independentemente do contexto por meio do qual esse pensamento surge, portanto sem interferência dos meios de comunicação.
  • B. Os profissionais que atuam nos meios de comunicação transferem seus pontos de vista subjetivos para o que é exibido, influenciando diretamente na constituição do imaginário coletivo do público.
  • C. A realidade é constituída pelo sentido das experiências pessoais e a mídia passa a atuar oferecendo vivências além das que se pode ter diretamente, construindo novos sentidos.
  • D. Somente na ficção, realidades sociais podem ser construídas. A mídia de informação se atém a fatos concretos, que são retratos fieis da realidade.
  • E. A construção da realidade social pela mídia leva à manipulação das massas, que rompe com as experiências próprias e passa a viver o que é projetado pelos meios de comunicação.
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O público pode ser entendido como um grupo de pessoas que se vê diante de uma dada questão, o que o difere de massa e de multidão. Em relações públicas, o público se refere a um(uma)
  • A. grupo mobilizado.
  • B. tipo de audiência.
  • C. alvo amorfo.
  • D. recepção homogênea.
  • E. grupo em situação de copresença.
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Em Informar não é comunicar, Dominique Wolton destaca que comunicar é mais difícil que informar, pois impõe a questão da relação, ou seja, a questão do outro. Quanto ao conceito de comunicação, é correto afirmar que
  • A. diz respeito a seduzir e manipular, estando o controle nas mãos do emissor.
  • B. corresponde a um processo massivo, desencadeado, no século passado, por intermédio de meios tecnológicos.
  • C. é negociar e conviver, mas nem sempre os resultados são previsíveis.
  • D. é transmitir informações e conhecimento a um público previamente determinado.
  • E. é formar a opinião de cidadãos por meio de mensagens dirigidas a um receptor passivo.
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Após a identificação do universo de uma pesquisa de opinião, é necessário definir se ela será um censo, ouvindo a totalidade dos integrantes do universo, ou se será uma pesquisa por amostragem. No segundo caso, quando todas as pessoas que compõem o universo têm a mesma chance de serem selecionadas para entrevistas, a amostra é
  • A. do tipo Survey.
  • B. aberta.
  • C. presencial.
  • D. probabilística.
  • E. individual.
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