Questões de Relações Públicas

No final da década de 1930 surgiu a expressão "comunicação de massa". Mesmo após o surgimento das novas mídias, as características desse tipo de comunicação não mudaram significativamente. Portanto, suas principais características são:
    A) Possibilidade de conexão um a um; fluxo personalizado; emissor e receptor alternadamente; relação de manipulação do público; financiamento de acordo com interesses do mercado; regulação social do conteúdo.

    B) Possibilidade de conexão de todos com todos; fluxo sistêmico; emissor e receptor simultâneos; relação subjetiva com o usuário; política de mercado segmentada; regulação estatal do conteúdo.

    C) Distribuição e recepção de conteúdo segmentado; fluxo multidirecional; relação assimétrica entre emissor e receptor; relação pessoal com o público; relação calculista com o consumidor; autorregulação setorial.

    D) Distribuição e recepção de conteúdo em grande escala; fluxo unidirecional; relação assimétrica entre emissor e receptor; relação impessoal e anônima com o público; relação calculista ou de mercado com o público; normalização e mercantilização de conteúdo.

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As campanhas são um resultado frequente do planejamento de relações públicas nas organizações. Geralmente são formuladas para chegar a objetivos únicos, e devem ser planejadas usando procedimentos que não são de rotina. As metas das campanhas devem ser alinhadas à direção básica de avanço da organização, expressa em seu propósito, missão, objetivos e estratégias. Alguns elementos, aceitos de modo geral, como etapas para elaborar o documento de planejamento de campanha são os seguintes:
    A) Determinar a situação atual/problema; identificar ameaças e oportunidades; selecionar público-alvo; estabelecer objetivos e estratégias correspondentes a cada um; criar técnicas de avaliação; elaborar um orçamento.

    B) Brainstorming; design thinking; 5W + H planning; work in progress; stakeholders; Ishikawa diagram.

    C) Encontro de planejamento; declaração de missão; definição de calendário; roteiro de ações; designação de pessoal; produção audiovisual.

    D) Necessidades de informação; identificação de públicos e temas; amostragem de público; definição de fontes de dados; aplicação de questionários; análise e apresentação de resultados.

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O audiovisual tornou- se um importante formato de divulgação das informações sobre uma organização para a mídia, ainda nos anos 80. Os cortes orçamentários nas operações noticiosas das emissoras de TV, associados às novas tecnologias de transmissão, contribuíram para um maior uso da tecnologia de vídeo por parte de profissionais de relações públicas. Entre as possibilidades do uso dessa linguagem nessa área, se destaca:
    A) A live via youtube.

    B) O vídeo institucional da empresa.

    C) O vídeo release.

    D) O comercial em emissoras de TV.

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Na prática das relações públicas, o tom poético ou o elitismo intelectual na escrita não são bem-vindos. A linguagem do profissional dessa área da Comunicação Social deve ser a jornalística, aplicada em diferentes estilos e adequada aos mais variados meios impressos ou eletrônicos. Uma regra básica no uso dessa linguagem é:
    A) Elimine clichês, expressões muito usadas e generalidades óbvias.

    B) Prolongue as expressões, usando verbos compostos.

    C) Use palavras rebuscadas, que denotem um estilo requintado.

    D) Escolha a voz passiva, em detrimento da ativa.

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Em uma situação hipotética, uma corporação que produz medicamentos solicita ao seu profissional de Relações Públicas (RP) que organize uma campanha junto ao setor de medicina, para divulgar os efeitos preventivos de um kit de seus produtos que evitaria os efeitos letais de uma doença muito contagiosa. Por descuido do setor de desenvolvimento da empresa, chega ao seu conhecimento um relatório confidencial indicando vários artigos científicos que comprovam que a combinação de componentes do referido kit não surtem o efeito alardeado pela empresa. Pensando no Código de Ética Profissional de Relações Públicas, identifique as afirmativas verdadeiras (V) ou falsas (F):
I. Como o material que chegou às mãos do profissional de RP tem caráter confidencial e não é de sua competência, a lealdade ao cliente o obriga a desconsiderar essa informação e executar a campanha mesmo assim. A responsabilidade pela informação é da empresa e não do RP. II. É obrigação ética do profissional de RP quebrar imediatamente o sigilo sobre este fato, mesmo antes da campanha ser executada, e encaminhar aos veículos de imprensa as informações contidas no relatório. III. O profissional de RP deve se negar a coordenar a campanha, pois é vedado a ele disseminar informações falsas ou enganosas. IV. Se, ao expor seu conhecimento sobre a ineficiência do kit, a corporação concordar em cancelar a realização da campanha, o RP não poderá divulgar o relatório, pois faz parte do seu código de ética o sigilo profissional.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
    A) I - F; II - F; III - V; IV - F.

    B) I - F; II - F; III - F; IV - V.

    C) I - F; II - F; III - V; IV - V.

    D) I - V; II - F; III - V; IV - V.

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Uma questão de importância fundamental da administração é gerenciar o processo comunicativo das organizações em sua relação com o público, uma vez que são relações complexas, pois as mensagens devem considerar diferentes públicos e perfis.
Nesta perspectiva, pode
-se afirmar que
I)
o profissional de relações públicas tem a responsabilidade de manter a credibilidade entre a organização e o seu público.
II)
as relações públicas, como ciência, têm a finalidade de fazer a gestão da comunicação entre uma organização e a sociedade com os objetivos de construir e preservar a sua imagem.
III)
o processo comunicativo das organizações, também conhecido como RP, tem objetivos, antes de tudo, mercadológicos e financeiros, porque esta é a imagem organizacional necessária para o mercado.
IV)
o papel do profissional de relações públicas é a mediação do relacionamento entre a organização e seus públicos.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
    A) I, II e IV somente.
    B) I, II, III e IV.
    C) II somente.
    D) I e III somente.
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Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue os itens de 81 a 90. O trabalho do profissional de relações públicas é mais estratégico que social, portanto limita-se às suas ações em meio corporativo e empresarial.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue os itens de 81 a 90. As relações públicas precisam apoiar a construção de uma comunicação própria e autônoma para as organizações a fim de que possam estabelecer relações com os diversos grupos.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue os itens de 81 a 90. Nas instituições, as relações públicas têm o dever prioritário de articular e promover eventos para apresentar uma imagem forte da empresa no mercado.
  • C. Certo
  • E. Errado
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A discussão acerca da ética na área da comunicação leva em consideração o direito fundamental que todo cidadão tem, justamente, à comunicação. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.
  • A. Direito à comunicação é o direito que se tem de receber informações, na condição de receptor passivo, de um processo de transmissão de mensagens.
  • B. A manipulação da informação é algo eticamente válido quando o receptor tem claro que a mídia defende determinados interesses.
  • C. A liberdade de imprensa é um bem em si mesma e o direito à comunicação vem para defendê‐la, pois veículos da mídia devem ter a liberdade de produzir conteúdos conforme seus interesses.
  • D. Transparência é um dos valores centrais quando se discute ética na comunicação social, considerando o direito dos cidadãos a receber informações e acessá‐las e a se expressar.
  • E. A liberdade de expressão é um direito fundamental do cidadão que não é respeitado pelos meios de comunicação quando exigem que somente determinados profissionais produzam conteúdos nas mídias.
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