As experiências de planejamento estratégico nas...

As experiências de planejamento estratégico nas instituições brasileiras de Ensino Superior ainda são limitadas no campo da cultura e das artes, especialmente nas universidades estaduais, onde essas ações geralmente não estão institucionalizadas, sistematizadas ou monitoradas. Nesse contexto, o plano de cultura surge como uma iniciativa para organizar e conferir previsibilidade aos programas e ações culturais realizados pela universidade ao longo do tempo. Promove, assim, maior participação e transparência na definição de metas e indicadores culturais com base nas demandas concretas das comunidades acadêmicas e não acadêmicas. A Fundação Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná, que atende a mais de 20 mil alunos, conta com uma Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PEC). Na última década, a instituição tem se dedicado de forma explícita à construção de um Plano de Cultura Universitário. São indicativos da presença de um plano desse tipo:

I. Promoção de inclusão socioeconômica e ampliação do acesso ao emprego e ao empreendedorismo.
II. Presença de pelo menos um equipamento cultural específico, como uma casa de cultura vinculada à instituição universitária.
III. Disponibilização de crédito para aquisição de móveis e eletrodomésticos.
IV. Existência de cursos de formação em arte e cultura na graduação e na pós-graduação.

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