Questões de Serviço Social da ESAF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social da ESAF

#Questão 69751 - Serviço Social, Geral, ESAF, 2012, MI, Assistente Social

Na diretriz Direitos Humanos do Componente 1: Promoção, Proteção e Prevenção, na Política Nacional de DST/ AIDS, Princípios e Diretrizes, a Rede de Direitos Humanos e Saúde Mental (RDH) em HIV/AIDS, cumprindo seu papel vinculante das políticas públicas com os direitos humanos, estabelece dois modos operacionais essenciais. A respeito desses modos operacionais, assinale a opção correta.

No período de cinco décadas entre 1930 e 1980 o mundo capitalista assistiu ao surgimento e proliferação de um grande número de empresas públicas. Existem várias causas para esse fenômeno. Indique, na lista abaixo, quais são elas, depois assinale a sequência correta.

1- Controle de monopólio no suprimento de serviços públicos e infra-estrutura.

2- Controle do suprimento e dos preços de insumos básicos.

3- Formação de executivos e técnicos de alto nível.

4- Oferta de empregos.

5- Redução das desigualdades sociais.

6- Promoção do desenvolvimento regional.

7- Geração de demanda para a indústria nacional.

8- Promoção da competitividade da economia.

A seqüência correta é.

É conseqüência da estrutura do gasto social no Brasil:

No Brasil, o debate sobre pobreza, desigualdades e políticas sociais tem amadurecido nos anos recentes, levando a algumas importantes constatações, algumas delas expressas nos enunciados abaixo. Assinale quais delas são Falsos (F) ou Verdadeiros (V) e depois indique a seqüência correta.

( ) Os dados disponíveis sobre os determinantes da desigualdade de renda no Brasil não são conclusivos, alguns apontando para deficiências educacionais, outros para a diversidade produtiva e para a discriminação social.

( ) Embora a pobreza e a desigualdade de renda sejam fortemente afetadas por fatores macroeconômicos, como a inflação, sofrem pouca influência do mercado de trabalho.

( ) O alto grau de desigualdade de renda no Brasil resulta principalmente da conjunção de uma economia em acelerado progresso tecnológico e um sistema educacional incapaz de gerar uma força de trabalho com a qualificação necessária para preencher os postos de trabalho.

( ) Os principais determinantes da pobreza no Brasil são o esgotamento do modelo de desenvolvimento econômico, os fatores demográficos e o acesso aos programas sociais.

( ) A desigualdade da renda per capita no Brasil é muito mais revelada pelo mercado, expressando as heterogeneidades pré-existentes na força de trabalho, do que produzida pelo mercado.

Ao longo da década de 90, fortaleceu-se no Brasil o consenso de que a pobreza existente - qualquer que seja a linha de pobreza adotada - é muito elevada para um país com a nossa renda per capita. Sobre as políticas de combate à desigualdade de renda e à pobreza todas as opções abaixo estão corretas, exceto:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis