Questões de Publicidade e Propaganda da Instituto Consulplan

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Listagem de Questões de Publicidade e Propaganda da Instituto Consulplan

A comunicação interna envolve todas as interações, sejam elas interpessoais ou mediadas por tecnologia, que ocorrem no ambiente interno da organização. É uma função responsável por tratar da comunicação efetiva entre os funcionários da empresa, envolvendo ferramentas de áreas diversas, como relações públicas, marketing e recursos humanos. Como uma das vertentes da comunicação organizacional integrada, a comunicação interna é fundamental para que se semeie um bom clima organizacional. A comunicação planejada, implementada e conduzida de forma estratégica contribui para tudo aquilo que é desejo e responsabilidade de uma liderança de qualidade: apoia a construção e a disseminação da missão e visão organizacional, bem como dos valores essenciais; apoia, também, o gerenciamento de mudanças, a divisão de poder e a manutenção da credibilidade, integridade e motivação interna. As estratégias de comunicação interna podem ser desenvolvidas com as seguintes finalidades, EXCETO:

#Questão 951790 - Publicidade e Propaganda, Direção de Arte, Instituto Consulplan, 2023, MPE-BA, Analista Técnico – Publicidade e Propaganda

A principal atribuição da cor na publicidade é chamar a atenção para vender. Todos os dias, a televisão, as revistas, os jornais, as malas diretas, os outdoors, a internet e tantos outros meios disputam espaço para a conquista dos consumidores. O fator visual nesse processo é determinante para reter a atenção do receptor. Sabendo da importância das cores neste processo, o profissional deve conhecer teoricamente os dois modelos de mistura totalmente diferentes – a síntese aditiva e a síntese subtrativa, para aplicá-las corretamente de acordo com as mídias a serem utilizadas. Sobre a síntese aditiva, é correto afirmar que: 

Processos publicitários eficientes frequentemente consideram mais as crenças do consumidor do que as características do produto. A persuasão se dá quando localizamos os valores do consumidor e depois os associamos às características do que está sendo anunciado. O segredo é criar um elo entre os valores do consumidor e as características ou valores expressos pela comunicação do produto. A ligação entre produto e consumidor fica mais forte, e a possibilidade da aquisição do produto pelo consumidor aumenta, já que ele o considera um “igual” e que as pessoas te?m a tende?ncia natural de se aproximar de seus semelhantes. Para realizar esse processo de associação da marca a? personalidade do consumidor, recorremos a vários processos de persuasão. O mais antigo, com algo em torno de 2.300 anos, foi proposto por Aristóteles, na Grécia Antiga. Aristóteles afirmou que para persuadir uma pessoa é necessário passar por quatro etapas: exórdio; narração; provas; e, peroração. Sobre exórdio, podemos afirmar que:

Elaborar uma campanha de propaganda não é somente pensar em como uma ideia principal, transformada em tema, será colocada em cada peça, mas também no papel de cada peça na construção do todo. Em uma campanha mais complexa, as peças podem não surgir todas juntas, mas precisam estar coordenadas, entendendo o papel de quem vem primeiro e das que virão depois, condicionadas a?s reaço?es do mercado, do consumidor e da concorre?ncia. Quando se pensa em um anu?ncio ou uma campanha, deve-se considerar como essa ação se encaixa e se integra na comunicação total da organização. Tal preocupação deve ser cuidada constantemente por todos que atuam com a comunicação da empresa, mas tem sua insta?ncia maior naquele que gerencia a comunicação da organização. O profissional de comunicação pode recorrer a diversos tipos de campanhas, a depender do objetivo de comunicação. Sobre a campanha de vendas, assinale a afirmativa correta.

“A marca deve ser sentida e entendida por seus públicos. Isso quer dizer que uma marca que consiga falar ao coração dos consumidores tem grande chance de ocupar um lugar em sua discursividade, memória e sentidos. Marcas de sucesso têm uma identidade própria que está ancorada em um propósito definido. Quando uma marca conhece o seu mercado e tem um propósito, ela tem condição de propor o novo, o inesperado. Uma metodologia de posicionamento denominada ‘construção da marca’ e? muito utilizada para posicionar a marca na mente dos consumidores; ela colabora na construção, no fortalecimento e no gerenciamento, além de orientar a posição e a relação com todos os envolvidos de acordo com os atributos estabelecidos pela marca.” Tal metodologia se refere a: 

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