Questões sobre Marketing e Gestão de Marcas

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Listagem de Questões sobre Marketing e Gestão de Marcas

#Questão 1086600 - Publicidade e Propaganda, Marketing e Gestão de Marcas, CESPE / CEBRASPE, 2025, ANM, Analista Administrativo - Especialidade: Relações Públicas ou Comunicação Organizacional

A partir do texto precedente, julgue o seguinte item. 


O manual da identidade institucional é um instrumento cujo propósito é normatizar a aplicação da marca, a fim de que se obtenha uma unidade visual constante, que fortaleça a imagem institucional.

#Questão 1086696 - Publicidade e Propaganda, Marketing e Gestão de Marcas, CESPE / CEBRASPE, 2025, ANM, Analista Administrativo - Especialidade: Publicidade e Propaganda, Design Gráfico ou Desenho Industrial

Julgue o item a seguir, relativo a conceitos e finalidades da publicidade.


A publicidade desempenha um papel crucial na comunicação de marketing, atuando como uma ferramenta de persuasão para influenciar consumidores em diferentes etapas do processo de compra, desde a conscientização sobre o produto até a decisão de compra.

A realização de campanhas educativas que informem e conscientizem a sociedade sobre os riscos de não respeitar as leis de trânsito é uma importante ferramenta de marketing social.

Assinale a opção que indica a campanha anual, cujo objetivo é mobilizar a sociedade para a redução de acidentes de trânsito.

A identidade de uma empresa é o conjunto de elementos que definem como ela é percebida, tanto internamente quanto externamente. Ela reflete a essência da organização, seu propósito, valores, cultura e maneira como se posiciona no mercado. Uma identidade sólida ajuda a construir confiança, reconhecimento e conexão emocional com os públicos, sejam eles consumidores, parceiros ou colaboradores. A identidade corporativa é a expressão da personalidade da empresa, a qual pode ser experimentada por qualquer um. Isso é manifestado no comportamento e na comunicação da organização e pode ser mensurado como resultado percebido entre grupos internos e externos. Já a identidade organizacional se refere: 

“A marca deve ser sentida e entendida por seus públicos. Isso quer dizer que uma marca que consiga falar ao coração dos consumidores tem grande chance de ocupar um lugar em sua discursividade, memória e sentidos. Marcas de sucesso têm uma identidade própria que está ancorada em um propósito definido. Quando uma marca conhece o seu mercado e tem um propósito, ela tem condição de propor o novo, o inesperado. Uma metodologia de posicionamento denominada ‘construção da marca’ e? muito utilizada para posicionar a marca na mente dos consumidores; ela colabora na construção, no fortalecimento e no gerenciamento, além de orientar a posição e a relação com todos os envolvidos de acordo com os atributos estabelecidos pela marca.” Tal metodologia se refere a: 

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