Questões sobre Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor

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No contexto das mídias sociais, estabelecer relacionamento com o público é essencial; é uma forma eficiente de se promover a instituição e seus canais de informação, seja ela de âmbito público ou privado. No entanto, buscar uma aproximação e um maior relacionamento com um público demanda estratégias assertivas na divulgação de conteúdos dessas organizações. A respeito das estratégias para promoção do conteúdo institucional e o relacionamento com o público, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma estratégia bastante utilizada é humanizar as instituições a partir das representações de seus funcionários. No bojo dessa estratégia, os colaboradores são peças-chave na apresentação de relatos e experiências de trabalho, assim como apresentações de fotos da equipe. Na medida em que o público percebe as pessoas que estão por trás dos serviços oferecidos pela instituição, entende a humanização do trabalho e tende a se engajar mais nas redes daquela instituição.
II. A produção de vídeos institucionais, em pílulas, de curta duração, que abordam a rotina e os bastidores da organização são uma estratégia importante. No entanto, há de salientar que é preciso cuidar da qualidade, dos objetivos e da linguagem dessa produção. Os vídeos produzidos para mídias específicas necessitam de uma linguagem própria, um roteiro e uma qualidade capaz de encantar e engajar os seguidores dessa mídia.
III. O conteúdo institucional é uma ótima oportunidade para a organização se apresentar para o seu público, seja ele cliente ou um simples usuário. É um espaço importante para a valorização dos serviços e trabalhos prestados, ou mesmo assumir possíveis falhas e suas correções, estabelecendo, assim, maior transparência e um melhor relacionamento, seja com o público interno ou externo.
IV. Em uma rede social indireta, a interação é facilitada devido ao grande poder de expansão, interação e divulgação. Nesse caso, uma importante estratégia é investir em um ambiente de atendimento em outros canais, além daqueles que são oficiais, criando, assim, uma maior proximidade e uma relação de confiança entre a instituição e o usuário/cliente.

Está correto o que se afirma apenas em

Na vida cotidiana, as opiniões são concebidas após conversas e discussões com amigos, parentes e conhecidos, na esfera da vida privada de cada um. Ao invés de ser a soma numérica de opiniões isoladas, a opinião pública é um processo contínuo em permanente evolução que decorre da troca mútua de experiências, argumentos e informações. A comunicação pública, ao lidar com temas de interesse coletivo, precisa compreender como a opinião pública é formada e se manifesta. A verdadeira opinião pública, ou pelo menos a opinião pública que não se expressa em um tumulto de rua espontâneo, emocional e superficial, não pode ser precipitada, e nunca é instantânea. O que tem acontecido com as pesquisas de opinião na atualidade é que sua capacidade de medir as opiniões é mais rápida do que a capacidade das pessoas para formularem uma opinião consistente. Embora haja muitas críticas ao uso das sondagens de opinião, essa é uma prática que não é abandonada por ninguém, principalmente no jogo político. As sondagens de opinião fazem parte da própria lógica do campo político e, mesmo não tendo surgido para esse fim, foi nesse meio que as sondagens mais se desenvolveram. Nesse sentido, a fragilidade técnica das sondagens e pesquisas, mesmo com todas as evoluções e aprimoramentos dos últimos anos, chega a ser inquestionável em muitos sentidos. As várias possibilidades de indução, manipulação e condução das respostas a partir de mecanismos propositais ou não dos instrumentos de coleta de dados já são suficientes para o questionamento sobre a credibilidade dos resultados e sua representação da opinião pública. Com base nessa perspectiva, é possível apontar distorções relativas às opiniões públicas que são mensuradas pelas pesquisas a partir dos seguintes postulados, EXCETO:

As teorias que embasam a publicidade e propaganda fornecem ferramentas valiosas para entender como as mensagens afetam o comportamento do consumidor, orientando estratégias de comunicação. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I.A Teoria da Persuasão estuda como elementos da mensagem, como argumentos e apelos emocionais, podem influenciar atitudes e decisões do público.
II.A Teoria Hipodérmica sugere que o impacto das mensagens publicitárias depende principalmente do contexto social e da interação interpessoal do público-alvo.
III.A Teoria do Condicionamento Clássico aplica princípios de associação emocional a anúncios, mas não considera a repetição como um elemento relevante para criar impacto.
Está correto o que se afirma em: 

Processos publicitários eficientes frequentemente consideram mais as crenças do consumidor do que as características do produto. A persuasão se dá quando localizamos os valores do consumidor e depois os associamos às características do que está sendo anunciado. O segredo é criar um elo entre os valores do consumidor e as características ou valores expressos pela comunicação do produto. A ligação entre produto e consumidor fica mais forte, e a possibilidade da aquisição do produto pelo consumidor aumenta, já que ele o considera um “igual” e que as pessoas te?m a tende?ncia natural de se aproximar de seus semelhantes. Para realizar esse processo de associação da marca a? personalidade do consumidor, recorremos a vários processos de persuasão. O mais antigo, com algo em torno de 2.300 anos, foi proposto por Aristóteles, na Grécia Antiga. Aristóteles afirmou que para persuadir uma pessoa é necessário passar por quatro etapas: exórdio; narração; provas; e, peroração. Sobre exórdio, podemos afirmar que:

Em relação às campanhas publicitárias, a pesquisa realizada junto ao público-alvo, antes do lançamento, para averiguar a aceitação do que será apresentado, é conhecida como:

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