Questões de Psicologia da Quadrix

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da Quadrix

#Questão 1057555 - Psicologia, Psicologia Organizacional, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

A partir da afirmação de Zanelli, Borges-Andrade e Bastos (2004) sobre cognição nas organizações do trabalho, assinale a alternativa incorreta.

#Questão 1057556 - Psicologia, Psicologia Jurídica: Conceito, Histórico e Atuação, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Jurídica

Segundo Adélia Socorro de Simões Almeida (2010), a mediação, como estratégia judiciária de resolução de conflitos, tem ganhado importância para os Tribunais de Justiça, a partir da década de 1990, no Brasil. Isso ocorre devido a várias causas, entre as quais não se pode citar que:

#Questão 1057549 - Psicologia, Comportamento Organizacional em Psicologia, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Para Robbins, Judge e Sobral (2010), Comportamento Organizacional (CO) é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura organizacional têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficiência e a eficácia organizacional. Assim, a área de CO se ocupa de estudar o que as pessoas fazem nas organizações e como esse comportamento afeta o desempenho organizacional. Inclui componentes básicos como motivação, poder, liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudança, resolução de conflitos e negociação, desenho da tarefa e estresse ocupacional. Sobre a abordagem do Comportamento Organizacional, julgue os itens a seguir.
I. Para esse campo de estudo, o comportamento humano não é aleatório. Ao se realizarem estudos sistemáticos, verificou-se que existem algumas consistências fundamentais que sustentam o comportamento de grande parte dos indivíduos em uma organização, as quais podem ser identificadas e modificadas para refletir as diferenças individuais. Tal descoberta é vital em organizações porque uma consistência permite previsibilidade.
II. Nesse campo de estudo, observam-se profundamente os relacionamentos humanos, tentando atribuir causas e efeitos e baseando as conclusões em evidências científicas. Ou seja, fundamentando os desfechos por meio de dados colhidos sob condições controladas, medidos e interpretados de maneira rigorosa.
III. Sob a perspectiva desse campo de estudo, as decisões gerenciais deveriam basear-se na melhor evidência científica disponível. Assim, gestores deveriam utilizarse desse procedimento tornando-se mais científicos no modo como abordam os problemas administrativos. Entretanto, pesquisas indicam que a maior parte das deciso?es gerenciais ainda e? feita “a?s pressas”, com pouco ou nenhum estudo sistemático.

Assinale a alternativa correta.

#Questão 1057557 - Psicologia, Psicologia Jurídica, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Jurídica

Contemporaneamente, segundo Levinzon e Lisondo (2018), a adoção é considerada pelos estudiosos do tema um processo complexo que envolve várias variáveis psicológicas e sociais, que podem levar a seu sucesso ou a seu fracasso. Podem-se apontar como características desse processo algumas variáveis. Julgue os itens a seguir.
I. A adoção, idealmente, pode ser considerada como um processo de gerar um encontro afetivo íntimo, com a construção de mundos compartilhados entre adotantes e adotados, no qual há o paradoxo de, ao mesmo tempo, poder-se alojar a diferença entre eles.
II. A revelação da adoção, dos pais para o filho, deve ser realizada quando este é adulto, pois o adulto tem maior capacidade de elaboração do que uma criança, que pode ficar abalada ou traumatizada ao saber que não veio do ventre de sua mãe.
III. Um dos fatores que pode contribuir para o sucesso de uma adoção é a capacidade de os pais adotivos considerarem o filho como um outro, dotado de sua própria personalidade e características e, ao mesmo tempo, ter com ele uma conexão afetiva profunda, oferecendo a possibilidade de um apego seguro do filho a eles.

Assinale a alternativa correta: 

#Questão 1057550 - Psicologia, Segurança no trabalho, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Conforme Hutz, Bandeira, Terentine e Vazquez (2020) fatores psicossociais no trabalho são definidos como um fenômeno complexo de interação entre variáveis psicológicas e sociais no contexto laboral, em suas diferentes formas de organização em processos de trabalho e na gestão deles. O conceito centra-se não apenas nos fatores psicossociais em si, mas em sua relação interativa com o ambiente laboral, constituída na troca das pessoas com as organizações e destas com os processos de trabalho desenhados na sociedade em que atuam. A avaliação de tais fatores ganhou importância devido às robustas evidências científicas sobre seus impactos na saúde laboral das pessoas e, mais recentemente, à sua relação com o bem-estar dos trabalhadores e os resultados organizacionais. A partir dessa afirmação, analise os itens a seguir apresentados pelos autores sobre a avaliação de fatores psicossociais no trabalho.
I. No momento histórico em que o movimento da psicologia positiva se consolida, os estudos em saúde ocupacional buscam compreender o funcionamento ótimo das pessoas pelo desenvolvimento de fatores protetivos, para além das ações de prevenção e promoção da saúde. Assim, a avaliação dos fatores psicossociais deve se direcionar para os seus efeitos em aspectos como satisfação no trabalho, bem-estar subjetivo, características laborais e sintomas fisiológicos e psicossomáticos, segundo defende a OITOMS.
II. Desde o início das avaliações dos fatores psicossociais na prática profissional e na produção científica, pesquisadores se dedicaram intensamente a produzir evidências sobre as patogenias e os riscos psicossociais do trabalho – estes últimos entendidos como agravos e danos aos trabalhadores. Contudo, há carência, ainda, de maior investimento em estudos sobre os fatores psicossociais no trabalho que podem conduzir aos desfechos positivos, atuando como protetivos na saúde ocupacional.
III. A discussão sobre esse delicado tema é ainda mais importante no Brasil, uma vez que os fatores psicossociais da área da saúde e segurança no trabalho ainda não são inteiramente regulados por dispositivos legais do país, apesar de as definições sobre fatores psicossociais no trabalho já estarem presentes nas legislações de diferentes entidades internacionais.

Assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis