Questões de Psicologia da Quadrix

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Listagem de Questões de Psicologia da Quadrix

“A tema?tica da viole?ncia contra as mulheres foi incorporada como questão da Psicologia Social. Buscava-se compreendê-la desde a perspectiva psicossocial, entendida como uma escolha teórico-metodológica capaz de produzir o rompimento das dicotomias: ‘social’ versus ‘individual’, ‘objetivo’ versus ‘subjetivo’. O fenômeno da violência contra a mulher revelava uma cultura da violência, produzida e compartilhada socialmente, entranhada de tal modo no cotidiano das relações entre homens e mulheres que era tomada como natural.”
MOREIRA, Maria Ignez Costa. Uma colcha de retalhos: legado feminista para a Psicologia Social. In RENA, L. C. et al. (Orgs.). A política no cotidiano: contribuições teóricas e práticas da psicologia social. Porto Alegre: ABRAPSO, 2016. p. 183.

O texto aponta que:

#Questão 1057526 - Psicologia, Psicologia do Trabalho, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Segundo Bastos e Gondim (2010), a inserção de equipes como unidades de desempenho no cenário das organizações é uma prática bastante difundida na época atual. Em consequência, é cada vez maior a quantidade de estudos publicados a respeito de características, funcionamento e possíveis resultados do trabalho de equipes de forma geral. Entretanto, atualmente, inexiste informação específica sobre a atuação do psicólogo sob essa condição de trabalho – razão pela qual se devem analisar tais sistemas de modo mais descritivo. Sobre os elementos constitutivos de uma equipe de trabalho, julgue os itens a seguir.
I. Ce?lulas de trabalho das mais diversas naturezas recebem erroneamente a denominac?a?o de “equipe” sem necessariamente apresentarem as caracteri?sticas que permitem a adequada identificac?a?o. Podem ser denominados de “equipes de trabalho” somente as reuniões de pessoas que constituem sistemas dinâmicos e interativos de atos protagonizados por conjuntos de trabalhadores com habilidades complementares cujas ações laborais são norteadas por metas de trabalho comuns, tornando-os, dessa forma, mutuamente responsáveis pelo alcance de objetivos.
II. As equipes de trabalho são primordialmente concebidas com a finalidade de promover efetividade da organização. Dessa forma, define-se o desempenho efetivo das equipes de trabalho como o grau em que os resultados do desempenho das unidades se aproximam das metas especificadas. A efetividade da organização, por sua vez, é compreendida como um padrão externo de referência que indica quão bem a organização atende as demandas dos grupos que dela participam.
III. Sendo efetivas em seu desempenho, a fim de contribuírem para a consecução das metas organizacionais, não restam dúvidas sobre os critérios para mensurar tal efetividade de equipes de trabalho. Tal efetividade deve ser considerada a partir de indicadores sólidos baseados em critérios de rendimento, tais como peças produzidas com qualidade, redução de desperdício etc. Parâmetros não consistentes, tais como resultados afetivos positivos e satisfação – apesar de benéficos – não deveriam se constituir em aspectos adicionados aos indicadores de efetividade.

Assinale a alternativa correta.

#Questão 1057527 - Psicologia, Psicologia Organizacional, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Segundo Bittencourt (2004), aprendizagem organizacional pode ser considerada uma resposta alternativa às mudanças enfrentadas pelas empresas, em que se busca desenvolver a capacidade de aprender continuamente a partir das experiências organizacionais e a traduzir esses conhecimentos em práticas que contribuam para um melhor desempenho, tornando a empresa mais competitiva. Julgue os itens apresentados pela autora sobre aprendizagem organizacional.
I. A aprendizagem organizacional tem como pressuposto básico o desenvolvimento de estratégias e procedimentos a serem construídos continuamente para se atingirem melhores resultados, contando com a participação efetiva das pessoas no processo de aquisição e disseminação de conhecimento, fato esse que se relaciona diretamente com a questão do desenvolvimento de habilidades e atitudes humanas.
II. Apesar de a literatura sobre aprendizagem organizacional ser vasta e crescente, existe ainda muita discordância em relação ao que é e como ocorre exatamente esse fenômeno, havendo concordância apenas quanto à ideia de esse processo representar uma modificação relativamente permanente na disposição ou na capacidade do homem, ocorrida como resultado de sua atividade, que não pode ser simplesmente atribuída ao processo de crescimento e maturação ou a outras causas como doença, mutações genéticas etc.
III. A aprendizagem organizacional traz uma proposta em termos de mudança, ou seja, ênfase no processo em detrimento do produto. Assim, não é concebível a ideia de programas ou modelos preconcebidos desprovidos de contextualização, respeitando a individualidade e a realidade de cada organização.

Assinale alternativa correta.

#Questão 1057528 - Psicologia, Psicologia Organizacional, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Conforme Borges e Mourão (2013), há um interesse crescente pela criação de ferramentas metodológicas para avaliar eficiência (meios adequados para se se chegar a fins), eficácia (alcance dos fins pretendidos) e efetividade ou impacto (resultados para a população beneficiária) de planos, programas e projetos nos diversos âmbitos das ações sociais e organizacionais. A respeito da avaliação de programas e projetos por parte do psicólogo organizacional e do trabalho, assinale a alternativa incorreta.

#Questão 1057529 - Psicologia, Psicologia Organizacional, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

De acordo com Chanlat (1996), o ambiente organizacional, enquanto lugar privilegiado onde se tecem numerosas relações, é um terreno fértil para observar as dinâmicas psíquicas dos seres humanos que lá trabalham. Esses processos, afetando de uma maneira ou de outra as relações interpessoais e as relações intergrupais, não podem mais ser negados, a menos que se deseje manter afastada uma dimensão fundamental da humanidade concreta, o que é arriscado para os indivíduos e para as coletividades. Sobre as descobertas da vida psíquica nas organizações, julgue os itens a seguir.
I. O comportamento humano jamais é redutível ao que se pode observar exteriormente. A descoberta fundamental deve-se a Freud e às diversas correntes psicanalíticas. Fazendo emergir todo um mundo escondido, a psicologia de inspiração psicanalítica mostrou a partir de então a face de tal realidade: o ser humano nas organizações é um ser de desejo e de pulsão. Assim, as descobertas de Freud sobre a vida psíquica e as inúmeras contribuições trazidas por seus sucessores não deixaram de ter uma ressonância importante no domínio das ciências humanas. Contudo, essa concepção jamais tinha tocado em profundidade o campo do "comportamento organizacional", até período recente.
II. A partir de uma insatisfação crescente em relação aos limites dos modelos psicológicos ortodoxos de explicação sobre os dispositivos psicológicos do comportamento organizacional, as descobertas têm direcionado cada vez mais os pesquisadores para os conceitos elaborados pela corrente psicanalítica. Alguns psicanalistas interessados pelos fenômenos humanos observados nas organizações tentaram, cada um à sua maneira, afirmar a importância e o papel que exerce a vida psíquica na dinâmica humana das organizações.
III. Algumas exceções à parte, cujas contribuições são ainda levadas em consideração pelos representantes da velha ortodoxia, é possível afirmar que a vida psíquica e sua abertura psicodinâmica sempre constituíram-se no cerne das descobertas sobre o dispositivo psicológico do comportamento organizacional nos países anglo-saxões. Libertando-se de um modelo comportamentalista inspirado pelo positivismo, a realidade interior dos seres humanos viu-se, na maioria dos casos, sendo desmascarada.

Assinale a alternativa correta. 

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