Questões de Psicologia da Quadrix

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da Quadrix

#Questão 1057530 - Psicologia, História da Psicologia, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Segundo o Conselho Federal de Psicologia (2010), do ponto de vista das teorias organizacionais, historicamente a Psicologia conhece o mundo do trabalho há muito e desde o início do século 20, pelo menos, pesquisa e produz conhecimento sobre o assunto. Entretanto, sobre questões específicas, como a saúde do trabalhador, as relações sindicais, as formas solidárias de trabalho, o sofrimento causado pelo desemprego, pode-se dizer que a Psicologia avançou pouco em sua história. Essas demandas são recentes e ainda carecem de maior sistematização para que se possa sugerir caminhos e reorganizar esse campo. Sobre o histórico da Psicologia no mundo do trabalho, julgue os itens a seguir.
I. Historicamente, apesar das diversas metamorfoses observadas nas práticas adotadas pela Psicologia no mundo do trabalho, tais mudanças não refletem uma guinada em termos de objetivos ou de concepção, ainda que se possa observar mudanças na linguagem empregada – alterac?a?o de “gesta?o de recursos humanos” para “gesta?o de pessoas” – bem como a adoção de um sem-número de palavras da língua inglesa (coaching, empowerment etc.).
II. Em termos das práticas, verifica-se historicamente que as mudanças na gestão empresarial conduziram a alterações na forma como a Psicologia atua no mundo do trabalho. De um campo de aplicação que demanda apenas o conhecimento e o desenvolvimento de técnicas (de entrevista, de testes etc.), para um campo de pesquisa, uma vez que atualmente as atividades de gestão de recursos humanos estão migrando para as divisões, os serviços, os setores e as equipes de trabalho, cabendo agora à Psicologia o papel de assessoria aos gestores.
III. Historicamente a Psicologia voltada para a gestão de recursos humanos é a perspectiva que acabou por demarcar o campo de uma Psicologia voltada para as questões do trabalho e das organizações e mantém-se hegemônica na atualidade.

Assinale a alternativa correta.

#Questão 1057531 - Psicologia, Psicologia Organizacional, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Segundo Davel e Vergara (2001), existe uma dinâmica subjetiva entre masculinidade e feminilidade (com consequências) nos jogos emocionais que são cotidianamente experimentados nas organizações. Emoção e gênero fazem parte das competências sociais das pessoas, e, portanto, são processos-chave para sustentar qualquer tipo de mudança organizacional em profundidade. Estar consciente e atento às emoções tal como elas se exprimem no conjunto de referências masculinas e femininas que permeiam a vida corriqueira das organizações mostra nossos limites, ao mesmo tempo em que nos habilita a ter sucesso em nossas relações e ações profissionais. Acerca da questão da subjetividade da emoção e do gênero nas organizações, assinale a alternativa incorreta.

#Questão 1057532 - Psicologia, Psicologia do Trabalho, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

De acordo com Dejours (1992), o medo se constitui em uma das dimensões da vivência dos trabalhadores quase sempre ignorada por todos os estudos em psicopatologia do trabalho, área que se encontra muito propícia para ressaltar essa problemática nova na medida em que constitui uma abordagem específica da relação do homem com a realidade do seu trabalho. Com respeito à relação entre trabalho e medo, julgue os itens a seguir.
I. O medo está presente em todos os tipos de ocupação profissional, inclusive nas tarefas repetitivas e nos trabalhos de escritório, local onde parece ocupar um papel mais modesto. Isso ocorre porque em tais categorias profissionais as pessoas são sempre expostas a riscos, psicológicos ou físicos.
II. O risco em organizações é, via de regra, coletivo na maioria das situações de trabalho em que vários trabalhadores colaboram na mesma tarefa. Assim, apesar de as medidas protetivas coletivas serem mais eficazes, quase sempre são propostas ao trabalhador apenas medidas preventivas individuais que podem ter um caráter material ou psicológico. O problema do medo surge da oposição entre a natureza coletiva do risco residual (que não é completamente eliminado) e a natureza individual da prevenção a cada instante de trabalho.
III. Contra esse medo, os trabalhadores elaboram defesas específicas. Quando são muito eficazes, praticamente não se encontra mais nenhum traço de medo no discurso do trabalhador. Portanto é necessário procurar sinais indiretos, que são justamente esses sistemas defensivos.

Assinale a alternativa correta.

#Questão 1057533 - Psicologia, Gestão de pessoas, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Segundo Limongi-França (2006), o cenário da gestão de pessoas no Brasil mostra que a modernidade, ou a pós-modernidade da cultura, o risco como fator decisório e a difícil união entre comportamento organizacional e competividade impulsionam ações complexas de troca de informações, sistemas virtuais e milhares de formas de viabilizar uma sobrevivência com melhor sintonia entre as necessidades da organização e das pessoas. Com relação ao cenário da gestão de pessoas, assinale a alternativa incorreta.

#Questão 1057534 - Psicologia, Psicologia Organizacional, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Para Hutz, Bandeira, Terentine e Vazquez (2020), trabalhar com instrumentos de avaliação psicológica é um constante desafio, já que pressupõe necessariamente a atualização de conhecimentos por parte do psicólogo. A todo momento, novos testes são lançados, exigindo envolvimento do psicólogo com esses novos instrumentos, seja por meio de estudo, supervisão ou cursos práticos. Além disso, o uso de testes demanda conhecimentos básicos sobre medida em psicologia, ou seja, psicometria, área muitas vezes vista com preconceito por psicólogos, já que envolve certo conhecimento lógico-matemático. Além disso, a proposta de avaliação desses instrumentos pelo Conselho Federal de Psicologia é relativamente recente. Acerca da utilização e da adaptação de instrumentos de avaliação psicológica para o contexto organizacional e do trabalho, assinale a alternativa incorreta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis