Questões sobre Comportamento Organizacional em Psicologia

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Listagem de Questões sobre Comportamento Organizacional em Psicologia

#Questão 1057536 - Psicologia, Comportamento Organizacional em Psicologia, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010), até o final da década de 1980, o currículo das escolas de administração enfatizava os aspectos técnicos da gestão, focando em economia, contabilidade, finanças e métodos quantitativos. Temas como comportamento e habilidades interpessoais recebiam relativamente pouca atenção. Nas últimas três décadas, contudo, as faculdades de administração começaram a perceber a importância do papel que o conhecimento sobre o comportamento humano tem na eficácia da administração, e cursos voltados para essa área, como comportamento organizacional, liderança, negociação, motivação etc., foram sendo agregados ao currículo. Quanto à importância das habilidades interpessoais, julgue os itens a seguir.
I. No mundo contemporâneo, em que ocorre um ambiente de trabalho extremamente competitivo e exigente, os gestores não podem depender apenas de suas competências técnicas. Eles precisam também de habilidades interpessoais independentemente da situação organizacional exigida.
II. O desenvolvimento de habilidades interpessoais por parte dos gestores auxilia as organizações a atrair e reter trabalhadores com alto nível de desempenho. Ocorre que as habilidades interpessoais dos gestores tendem a criar um ambiente de trabalho mais agradável.
III. Pesquisas indicam que em organizações em que as práticas de liderança e relacionamento são muito bem avaliadas, cerca de 95% dos trabalhadores permanecem por mais de trinta anos na mesma organização, ao passo que nas outras organizações brasileiras esse índice é de apenas cinco por cento.

Assinale a alternativa correta. 

#Questão 1057549 - Psicologia, Comportamento Organizacional em Psicologia, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Para Robbins, Judge e Sobral (2010), Comportamento Organizacional (CO) é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura organizacional têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficiência e a eficácia organizacional. Assim, a área de CO se ocupa de estudar o que as pessoas fazem nas organizações e como esse comportamento afeta o desempenho organizacional. Inclui componentes básicos como motivação, poder, liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudança, resolução de conflitos e negociação, desenho da tarefa e estresse ocupacional. Sobre a abordagem do Comportamento Organizacional, julgue os itens a seguir.
I. Para esse campo de estudo, o comportamento humano não é aleatório. Ao se realizarem estudos sistemáticos, verificou-se que existem algumas consistências fundamentais que sustentam o comportamento de grande parte dos indivíduos em uma organização, as quais podem ser identificadas e modificadas para refletir as diferenças individuais. Tal descoberta é vital em organizações porque uma consistência permite previsibilidade.
II. Nesse campo de estudo, observam-se profundamente os relacionamentos humanos, tentando atribuir causas e efeitos e baseando as conclusões em evidências científicas. Ou seja, fundamentando os desfechos por meio de dados colhidos sob condições controladas, medidos e interpretados de maneira rigorosa.
III. Sob a perspectiva desse campo de estudo, as decisões gerenciais deveriam basear-se na melhor evidência científica disponível. Assim, gestores deveriam utilizarse desse procedimento tornando-se mais científicos no modo como abordam os problemas administrativos. Entretanto, pesquisas indicam que a maior parte das deciso?es gerenciais ainda e? feita “a?s pressas”, com pouco ou nenhum estudo sistemático.

Assinale a alternativa correta.

A observação do comportamento de uma pessoa, como, por exemplo, examinar os passos que o melhor empregado segue para resolver problemas, é um tipo de pesquisa denominado 

Os estudos das emoções no trabalho emergiram com mais força na década de 1980 e principalmente na de 1990 (WEISS; BRIEF, 2001). Segundo Zanelli, Borges-Andrade e Bastos (2014, p. 296), “uma proposta de sistematização dos estudos de emoções é de conceito de contágio emocional, de crescente interesse no campo dos estudos de emoções no trabalho. É digno de nota que o contágio mantém inter-relações com a inteligência emocional e os processos de regulação e, do ponto de vista da gestão, ocupa um papel relevante no comportamento do líder em relação a sua equipe de trabalho. O contágio emocional é uma imitação inconsciente das expressões emocionais de outra pessoa, produzindo uma experiência emocional semelhante à original (Hatfield; Cacioppo; Rapson, 1993). O contágio pode ser analisado de duas perspectivas: a de pessoas aptas a contagiar os demais (o que é esperado de um líder) e a das que se contagiam com facilidade, embora não haja incompatibilidade entre ser capaz de influenciar e ser influenciado. Um modelo classificatório foi apresentado por Jansen-Verbeke (1997)”. Marque a alternativa que indica CORRETAMENTE o modelo apresentado por Jansen-Verbeke (1997).

Sobre Psicologia e comportamento organizacionais, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


( ) O comportamento transicional busca arranjar a ponte entre outras áreas do comportamento organizacional, reúnem notadamente nos trabalhos em equipes e em grupos, ministrando teorias sobre tópicos como socialização, status social, configurações de como o poder é alcançado e retido e dinâmica de campo grupal. Através de uma orientação psicológica, este instrumento busca respostas como quais formas de socialização trazem estímulos para a colaboração, para um grupo com mais aptidões combinantes e assim conseguir gerar líderes em uma equipe.

( ) Inicialmente, os psicólogos organizacionais examinavam questões como fadiga, falta de entusiasmo e outros fatores proeminentes para as condições de trabalho que poderiam obstruir uma performance eficiente. Mais recentemente, sua contribuição se ampliou para abranger estudos sobre aprendizagem, percepção, personalidade, emoções, treinamento, eficácia de liderança, necessidades e forças motivacionais, comprometimento organizacional, processos de tomada de decisão, avaliações de desempenho, técnicas de seleção de pessoal e estresse ocupacional.

( ) As áreas que mais amparam o estudo do comportamento organizacional são: a Psicologia, a Sociologia, a Psicologia Social, a Antropologia e a Ciência Política. A Psicologia tem colaborado sobretudo para o nível micro, ou individual, de análise.

( ) Comportamento organizacional é o campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura trazem sobre o comportamento dentro das organizações, com a finalidade de empregar esse conhecimento para promover o progresso da eficácia organizacional

( ) Conhecimento organizacional progressivo é a área de pesquisa do comportamento organizacional que se atenta para a forma como organizações desenvolvem as forças e capacidades de seus trabalhadores, promovem o engajamento e a resiliência perante as tensões.

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