Questões de Psicologia da IBFC

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Listagem de Questões de Psicologia da IBFC

A psicoterapia em contexto grupal, torna-se cada vez mais presente no repertório de técnicas do profissional em contexto. Pode-se pensar no grupo como espaço terapêutico e, portanto, é essencial que os profissionais de saúde preparem-se para trabalhar com fenômenos grupais. É preciso ter uma base teórica que lhes forneça subsídios para tornar esse trabalho mais produtivo e saudável e as relações humanas mais satisfatórias. Considerando o trabalho com grupos desenvolvido por Yalon (2006), analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
(  ) O profissional que trabalha com grupos precisa ter clareza sobre o propósito de montar um grupo, bem como, dispor de recursos avaliativos para verificar se o grupo tem sido um facilitador do processo terapêutico. 
(  ) O grupo é um organismo constituído por elementos diferentes e variados e, em decorrência desta diversidade, é comum que o grupo não estabeleça um foco de trabalho, tendo seus encontros com benefícios pontuais e eventuais.
(  ) Participar de grupos pode ajudar os indivíduos a quebrar barreiras criadas por sentimentos de solidão e isolamento, em especial, pela possibilidade de receberem sugestões construtivas de outras pessoas que passaram ou estão passando por situações semelhantes.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

A inserção da Psicologia nos contextos institucionais é marcada por uma conexão de saberes que a torna uma disciplina de interface, ou que demanda que suas/seus autoras/es e pesquisadoras/es se posicionem num território de fronteira, produzindo bricolagens entre saberes que têm origens em campos diversos. Constitui-se, assim, um amplo campo permeado de práticas e saberes heterogêneos, e este número temático é uma expressão dessa heterogeneidade (BAREMBLITT; BARROS; HUR, 2021). Neste sentido, e considerando as contribuições de Lapassade (1998), sobre a temática da Análise Institucional, é correto compreender uma instituição como:

 Os consultórios na Rua são um serviço componente da Atenção Básica na Rede de Atenção Psicossocial composta por uma equipe multiprofissional, formada a partir das demandas e realidades do território.  Suas ações devem ser compartilhadas e integradas às Unidades Básicas de Saúde, CAPS, Serviços de Urgência e Emergência e outros pontos da rede (TRINO, MACHADO, RODRIGUES, 2015). Na questão do atendimento, em campo da atenção primária, para a pessoa em situação de rua, a pesquisa de Costa, et al., (2021), aponta que: 

O conceito da OMS, divulgado na carta de princípios de 7 de abril de 1948 (desde então o Dia Mundial da Saúde), implicando o reconhecimento do direito à saúde e da obrigação do Estado na promoção e proteção da saúde, diz que “Saúde é o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade”. Este conceito refletia, de um lado, uma aspiração nascida dos movimentos sociais do pós-guerra: o fim do colonialismo, a ascensão do socialismo. Saúde deveria expressar o direito a uma vida plena, sem privações. Um conceito útil para analisar os fatores que intervêm sobre a saúde, e sobre os quais a saúde pública deve, por sua vez, intervir, é o de campo da saúde (health field), formulado em 1974 por Marc Lalonde, titular do Ministério da Saúde e do Bem-estar do Canadá - país que aplicava o modelo médico inglês (Sclyar, 2007). 
Este conceito, traz em seu corpo de abrangência a compreensão de que a saúde se dispõe em analisar aspectos referentes a:

De acordo com a Cartilha de Avaliação Psicológica (2013), o processo de avaliação psicológica apresenta algumas etapas para alcançar os resultados esperados. Inicialmente, é preciso realizar o levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo, o que permite a escolha dos instrumentos/ estratégias mais adequada para a realização da avaliação psicológica. A coleta de informações deve ter mais de uma fonte como entrevistas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos, dentre outros. A integração dessas informações deve ser suficientemente ampla para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. Não é recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação. Deve ser feita a comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos.

É neste contexto que o processo de psicodiagnóstico interventivo, proposto por Ancona-Lopez (1998), triunfa. Para a autora, o psicodiagnóstico é eficaz, pois:

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