Questões de Psicologia da IBFC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da IBFC

As técnicas de intervenção psicológica preveem o trabalho do psicólogo no: “estágio de convivência que é acompanhado pela equipe interprofissional a serviço da Justiça da Infância e da Juventude, com a colaboração dos profissionais de acolhimento.” (Cartilha Adoção Internacional no Estado de Minas Gerais, p. 15). A partir do exposto, assinale a alternativa incorreta levando-se em consideração a referida Cartilha.

#Questão 1058586 - Psicologia, Avaliação Psicológica, IBFC, 2022, TJ-MG, Analista Judiciário - Psicólogo

A avaliação psicológica pode ser realizada em diversos contextos de vulnerabilidade, destacando-se, as famílias em condição de vulnerabilidade social. Para Carneiro et al (in BORSA, 2019): “A Constituição Brasileira de 1988 concebe a entidade familiar como a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes. Nas múltiplas configurações familiares da atualidade, os laços de afeto predominam em relação aos vínculos biológicos [...]. São diversas as dificuldades que provocam sofrimento psíquico e levam tais familiares a buscarem ajuda psicológica.”. Levando-se em consideração o autor, analise as afirmativas a seguir. 
I. O processo de psicoterapia de família não se inicia com a avaliação familiar com o objetivo de compreender a psicodinâmica da mesma. II. Durante o processo de avaliação familiar, são coletados dados clínicos necessários à formulação da hipótese diagnóstica. III. O encaminhamento inicial para a avaliação familiar é feito, frequentemente, por profissionais dos campos da saúde, da educação e da justiça.
Estão corretas as afirmativas:

Quando refletimos sobre o papel da Psicologia e o acesso à Justiça e na garantia dos Direitos Humanos, podemos citar Rovinski e Cruz (2009) que afirmam: “Vale destacar os problemas e os enfrentamentos sócio-profissionais no âmbito dos direitos humanos, da violência social e intrafamiliar, das políticas públicas de atenção à infância e juventude [...]”. (ROVINSKI; CRUZ, 2009, p. 9). A esse respeito, analise as afirmativas abaixo levando em consideração os autores citados.
I. Devemos empreender esforços para discutir os domínios teóricos e melhor fundamentar a intervenção profissional dos psicólogos nas instituições jurídicas. II. A produção científica tem-se ampliado tanto quantitativamente quanto qualitativamente para a prática nos diversos contextos jurídicos. III. Os modelos de aprisionamento e suas implicações nos processos de reintegração social dos egressos não têm sido discutidos no âmbito sócio-profissional do psicólogo.
Estão corretas as afirmativas:

Segundo Silva (2012): “Da mesma forma que o juiz nomeia o perito psicólogo para dirimir as questões trazidas às Varas da Infância e da Juventude ou Varas de Família e Sucessões dos Foros Regionais e dos Tribunais estaduais, as partes podem indicar seu psicólogo assistente técnico.” (SILVA, 2012, p. 37). Levando em consideração o autor, assinale a alternativa correta.

Segundo Bernat (in PAULO, 2012): “[...] adotar bem além de um ato jurídico, é um ato de desejo que põe em jogo a falta daquele que requer a adoção, bem como daquele que está por ser adotado”. (PAULO, 2012, p. 115). Analise as afirmativas abaixo, levando em consideração o autor.

I. A realização de um trabalho de escuta cuidadosa pode vir a evitar muitos impasses que se verificam em alguns casos. II. Do lado dos candidatos a pais adotivos, precisamos escutar o que os motiva a realizar o ato de adoção. III. Para adotar uma criança é preciso um espaço de não saber, em que possa haver a construção de um laço atento à singularidade do desejo que motiva este ato por parte dos pais e os traços que essa criança traz consigo.
Estão corretas as afirmativas: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis