Questões de Psicologia da IBFC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da IBFC

De acordo com Kolker (2011): “Durante muito tempo, os saberes e os afazeres dos profissionais de saúde nas prisões estavam quase que irremediavelmente alinhadas com as teorias mais conservadoras sobre o crime, os criminosos e as prisões, cabendo-lhes apenas o papel de operadores técnicos do poder disciplinar”. (in GONÇALVES, 2011, p. 157). Analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) de acordo com o autor e a Lei de Execução Penal. 
( ) O dia a dia dos psicólogos nas prisões transcorre com infindáveis laudos, relatórios ou pareceres. ( ) Os psicólogos das unidades prisionais facilmente podem realizar algum trabalho mais transformador. ( ) De acordo com a Lei de Execução Penal, são obrigatórios para todos os internados o exame psiquiátrico e os demais exames necessários ao tratamento. ( ) De acordo com a Lei de Execução Penal, os condenados serão classificados, segundo os seus antecedentes e personalidade, para orientar a individualização da execução penal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Segundo Brisset (2019, recurso digital): “Na dobradiça entre o discurso analítico e o discurso jurídico – matizado pelas tonalidades discursivas da criminologia, direitos humanos e da saúde mental [...] o Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário – PAI-PJ/TJMG, há vinte anos pode recolher que a não relação entre o gozo e o Outro não impede a instalação de conectores que favoreçam um laço social razoável”. A partir do autor, assinale a alternativa incorreta sobre o PAI-PJ.

Para Ramos e Shine (1994, p.99): “Os casais procuram o tribunal para que este decida sobre a guarda dos filhos, uma vez que eles mesmos não conseguiram chegar a um acordo. A instituição assume, então, esta dedicada tarefa, antes da entrada do psicólogo.”. Assinale a alternativa correta, levando-se em consideração os autores citados.

#Questão 1058583 - Psicologia, D. W. Winnicott, IBFC, 2022, TJ-MG, Analista Judiciário - Psicólogo

De acordo com Winnicott (2012, p.127): “Decidi discutir não a delinquência, mas a tendência anti-social. A razão é que a defesa anti-social organizada está sobrecarregada de ganho secundário e reações sociais que tornam difícil ao investigador atingir seu âmago”. (WINNICOTT, 2012, p. 127). A partir do exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. A tendência anti-social pode ser estudada tal como se apresenta na criança normal ou quase normal, onde se relaciona com dificuldades inerentes ao desenvolvimento emocional. II. A tendência anti-social não pode ser encontrada em um indivíduo neurótico e psicótico. III. A tendência anti-social implica esperança. A ausência de esperança é a característica básica da criança que sofreu privação que, é claro, não está sendo anti-social o tempo todo.
Estão corretas as afirmativas: 

#Questão 1058584 - Psicologia, Psicopatologia, IBFC, 2022, TJ-MG, Analista Judiciário - Psicólogo

De acordo com Dalgalarrondo (2018): “A semiologia, tomada em sentido geral é a ciência dos signos, não se restringindo obviamente à medicina, à psiquiatria ou à psicologia. (DALGALARRONDO, 2018, p. 23). Levando-se em consideração a semiologia psicopatológica, analise as afirmativas a seguir, de acordo com o referido autor. 
I. Os signos médicos e psicopatológicos têm, como signos, uma dimensão dupla: índice e símbolo. II. O sintoma como índice indica uma disfunção que está em outro ponto do organismo ou do aparelho psíquico. III. Os sintomas psicopatológicos, ao serem nomeados pelo paciente, por seu meio cultural ou pelo médico, passam a ser “símbolos linguísticos”.
Estão corretas as afirmativas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis