Questões de Psicologia da IBFC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da IBFC

#Questão 1060460 - Psicologia, Psicologia do Trânsito, IBFC, 2022, DETRAN-AM, Psicólogo com Especialização em Trânsito

Segundo Cristo (2019), existem alguns temas de interesse do psicólogo do trânsito. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F), tendo como base as afirmativas do autor.

( ) Dentre os fatores que afetam o desempenho dos motoristas, temos os estados físicos, como a fadiga e o consumo de substâncias como os antidepressivos.
( ) Nos processos cognitivos e habilidades, não é levado em consideração o tempo de reação do motorista.
( ) Com relação às atitudes, comportamentos e medidas de proteção de si mesmo, são levados em consideração a percepção e a avaliação de risco, a velocidade e o uso do cinto de segurança.
( ) Na área da Neuropsicologia, destacam-se temas como: demência, Alzheimer, Parkinson e danos cerebrais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo de acordo com Cristo (2019).

#Questão 1060461 - Psicologia, Psicologia do Trânsito, IBFC, 2022, DETRAN-AM, Psicólogo com Especialização em Trânsito

De acordo com Cristo (2019): “A psicologia do trânsito e transporte é o estudo científico dos comportamentos dos participantes do trânsito e dos processos psicológicos associados [...], bem como de suas relações recíprocas com seu ambiente físico e social”. (CRISTO, 2019, p.9) Levando-se em consideração o autor citado, analise as afirmativas abaixo:

I. Na pesquisa, a psicologia do trânsito e transporte produz conhecimentos científicos sobre os indivíduos, os grupos e as comunidades por meio de variadas abordagens, métodos e técnicas.
II. A área da psicologia do trânsito não permite a interdisciplinaridade.
III. O psicólogo do trânsito não realiza experimentos de laboratório.
IV. Dentre as técnicas utilizadas pelo psicólogo do trânsito para registrar comportamentos nas ruas, considera-se a aplicação de questionários, a pesquisa de documentos oficiais e os relatórios técnicos para diagnosticar determinada situação.

De acordo com Cristo (2019), estão corretas as afirmativas: 

#Questão 1060462 - Psicologia, Psicopatologia, IBFC, 2022, DETRAN-AM, Psicólogo com Especialização em Trânsito

Segundo Aciolli (2020): “O cometimento do crime sob a influência de substâncias psicoativas é um dos principais, senão o principal crime de trânsito, vivenciado diariamente pelos agentes de trânsito. O legislador, ao longo dos anos, vem alterando, inserindo, modificando, agravando as penalidades que envolvem álcool ou outras substâncias que causem dependência, em decorrência no número alarmante de acidentes com condutores sob influência desse tipo de substância”. (ACIOLLI, 2020, p. 192). Levando em consideração o autor, analise as seguintes afirmativas:

I. Com o advento da Lei nº 11.705, a denominada Lei Seca, o crime de perigo concreto (crime de embriaguez), passou a ser classificado como crime de perigo abstrato.
II. Após a Lei Seca, o condutor apresentando índice de álcool ou substância análoga acima da tolerância, precisa necessariamente apresentar também conduta irregular, para que a atitude seja enquadrada como crime de trânsito.
III. Como penalidades ao uso de substâncias psicoativas ao dirigir, apenas é aplicada uma multa ao condutor do veículo.

De acordo com Aciolli (2020), estão corretas as afirmativas:

#Questão 1060463 - Psicologia, Psicologia do Trânsito, IBFC, 2022, DETRAN-AM, Psicólogo com Especialização em Trânsito

De acordo com Aciolli (2020), o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina, por exemplo, quais medidas administrativas poderão ser tomadas pelos agentes de trânsito em acidentes de trânsito e a influência de substâncias psicoativas na condução de veículos. Analise as afirmativas abaixo, levando em consideração o CTB apresentado na obra de Aciolli (2020):

I. O CTB concede benefício de não exigir fiança e imposição de prisão em flagrante quando o condutor, em caso de acidente com vítima, prestar pronto e integral socorro à vítima.
II. Compete aos agentes de trânsito realizar teste de dosagem de alcoolemia ou perícia de substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica.
III. O agente de trânsito não poderá realizar perícia de substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica.

Estão corretas as afirmativas: 

Assinale a alternativa incorreta quanto aos testes na avaliação psicológica de uma pessoa.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis