Questões sobre Psicologia Organizacional

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Listagem de Questões sobre Psicologia Organizacional

Considere o quadro comparativo reproduzido a seguir, que apresenta características das dimensões interpessoal e organizacional de assédio moral no trabalho.

A partir dessa comparação, as informações associadas corretamente estão nos itens

A satisfação no trabalho pode ser concebida como um sentimento positivo resultante do trabalho ou uma atitude reativa ao trabalho. Considerando a satisfação em sua essência psicológica, cognitiva e multidimensional, há fortes fatores de satisfação componentes da gestão de pessoas que se manifestam na troca de investimentos entre o empregado e a organização. Dentre esses fatores, os mais fortes são:

Diversos estudos têm apontado relações entre envolvimento com o trabalho e uma extensa gama de características pessoais e situacionais, em variados contextos laborais. Entre os fatores apontados como determinantes do envolvimento com o trabalho, destacam-se: variáveis de personalidade, características do cargo, características dos líderes e papeis organizacionais. Em relação a esses fatores, considere as seguintes afirmações:

I Locus de controle é uma característica de líder que antecede o envolvimento no trabalho.

II Quantidade e qualidade da comunicação existente entre chefias e subordinados no ambiente de trabalho são características de líder que antecedem o envolvimento no trabalho.

III Necessidade de crescimento é uma variável de personalidade que antecede o envolvimento no trabalho.

IV O significado das tarefas para o trabalhador é um antecedente do envolvimento no trabalho da categoria dos papéis organizacionais.

Estão corretas as afirmações

A teoria das atitudes, dentro dos estudos sobre afetividade, concebe atitudes como um conjunto articulado de crenças, sentimentos e tendências dirigidas a pessoas, grupos, ideias ou objetos. Considerando o contexto do trabalho, constituem os principais conceitos atitudinais:

Conjunto das ações de uma empresa no sentido de implantar melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho (Limongi- França, 1996).

Esse conceito define:

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