Questões sobre Legislação de Psicologia e Resoluções do Conselho Federal de Psicologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Legislação de Psicologia e Resoluções do Conselho Federal de Psicologia

Sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos, segundo a Resolução nº 1/2009 do CFP, assinale a afirmativa incorreta. 

Para a elaboração de laudos, a(o) psicóloga(o) deve ter como referência a Resolução nº 6/2019, que instituiu regras para a elaboração de documentos escritos produzidos no exercício profissional.

Sobre o laudo psicológico, segundo a resolução citada, analise as afirmativas a seguir.

I. É o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda.
II. Deve apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo de avaliação psicológica, limitando-se a fornecer as informações necessárias e relacionadas à demanda.
III. Nos casos em que a(o) psicóloga(o) atue em equipes multiprofissionais, e havendo solicitação de um documento decorrente da avaliação, o laudo psicológico ou informações decorrentes da avaliação psicológica poderão compor um documento único.

Está correto o que se afirma em

Juliana é psicóloga e atua num contexto multiprofissional. Ela produzirá um relatório em conjunto com profissionais de outras áreas, preservando-se a autonomia e a ética profissional dos envolvidos.
Com relação ao relatório multiprofissional, analise as afirmativas a seguir.


I. No item “Procedimento”, a descrição dos procedimentos e/ou técnicas privativas da Psicologia deve vir separada das descritas pelas(os) demais profissionais.
II. No item “Análise”, orienta-se que cada profissional faça sua análise separadamente, identificando, com subtítulo, o nome e a categoria profissional.
III. A conclusão do relatório multiprofissional deve ser feita em separado, mesmo quando se trate de um processo de trabalho interdisciplinar.


Está correto o que se afirma em 

As vedações profissionais estabelecem limites éticos e legais no exercício da profissão, visando proteger os direitos dos indivíduos atendidos. Elas impedem práticas que possam comprometer a dignidade, o sigilo, a imparcialidade e a integridade do profissional. Essas restrições garantem a responsabilidade e a qualidade dos serviços prestados. Sobre o contexto, analise as afirmativas abaixo, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Ao psicólogo é vedado induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.
II. Ao psicólogo é vedado fornecer, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional, em qualquer circunstância.
III. Ao psicólogo é vedado prestar serviços ou vincular o título de psicólogo a serviços de atendimento psicológico cujos procedimentos, técnicas e meios não estejam regulamentados ou reconhecidos pela profissão.

Durante uma consulta, um cliente pede ao psicólogo que forneça informações sobre o conteúdo de suas sessões para utilizá-las como prova em um processo judicial.
De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, nessa circunstância, é recomendável que o profissional

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis