Questões sobre Legislação de Psicologia e Resoluções do Conselho Federal de Psicologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Legislação de Psicologia e Resoluções do Conselho Federal de Psicologia

O Código de Ética Profissional do Psicólogo (2005) estabelece algumas situações em que o(a) psicólogo(a) pode quebrar o sigilo profissional. Essas situações estão previstas no Capítulo II, Seção II, Art. 9º do Código, que lista as exceções ao sigilo profissional. Sobre isso, analise as assertivas abaixo: 

I. Quando requisitado a depor em juízo, o(a) psicólogo(a) poderá prestar informações, considerando preservar a confidencialidade das informações obtidas no exercício profissional, compartilhando apenas o que for relevante para o esclarecimento do caso em questão. II. Nos documentos que embasam as atividades em equipe multiprofissional, o(a) psicólogo(a) registrara? apenas as informações necessa?rias para o cumprimento dos objetivos do trabalho. III. Quando o(a) psicólogo(a) realizar atendimento a? criança, ao adolescente ou ao interdito, deve ter o compromisso de comunicar todas as informações requeridas por seus responsáveis ou tutores. IV. O(a) psicólogo(a) poderá decidir pela quebra de sigilo baseando sua decisão na busca do menor prejuízo.

Quais estão corretas?

Um Código de Ética profissional, ao estabelecer padrões esperados quanto às práticas referendadas pela respectiva categoria profissional e pela sociedade, procura fomentar a autorreflexão exigida de cada indivíduo acerca da sua práxis, de modo a responsabilizá-lo, pessoal e coletivamente, por ações e suas consequências no exercício profissional. A missão primordial de um código de ética profissional é:

Com base na Resolução nº 11/2018, que regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação e da comunicação, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A prestação de serviços psicológicos referentes a essa Resolução está condicionada à realização de um cadastro prévio junto ao Conselho Regional de Psicologia e sua autorização. II. O profissional que mantiver serviços psicológicos por meios tecnológicos de comunicação à distância, sem o cadastramento no Conselho Regional de Psicologia, cometerá falta disciplinar. III. O atendimento de crianças e adolescentes ocorrerá na forma dessa Resolução, com o consentimento expresso de ao menos um dos responsáveis legais e mediante avaliação de viabilidade técnica por parte da psicóloga e do psicólogo para a realização desse tipo de serviço. IV. O atendimento de pessoas e grupos em situação de emergência e desastres pelos meios de tecnologia e informação previstos nessa Resolução é vedado, devendo a prestação desse tipo de serviço ser executado por profissionais e equipes de forma presencial.

Segundo as atribuições profissionais do psicólogo no Brasil descritas pelo CFP, analise as assertivas abaixo referentes às atribuições do psicólogo do trabalho:
I. Elabora, executa e avalia, em equipe multiprofissional, programas de treinamento e formação de mão de obra, visando à otimização de recursos humanos. II. Participa de programas e/ou atividades na área de segurança do trabalho, subsidiando-os quanto a aspectos psicossociais. III. Estuda as implicações psicológicas do alcoolismo e de outros distúrbios nas situações de trânsito.
Quais estão corretas? 

O psicólogo, ao promover publicamente seus serviços, por quaisquer meios, individual ou coletivamente: 
I. Fará previsão taxativa de resultados. II. Não utilizará o preço do serviço como forma de propaganda. III. Fará exposição sensacionalista dos benefícios da psicologia.
Quais estão INCORRETAS?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis