Questões sobre Legislação de Psicologia e Resoluções do Conselho Federal de Psicologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Legislação de Psicologia e Resoluções do Conselho Federal de Psicologia

A elaboração de documentos escritos pelo psicólogo, em sua prática profissional, tem sido pauta no sistema de Conselhos de Psicologia, com o objetivo de fornecer diretrizes e garantir maior uniformidade e qualidade na produção desses documentos. A Resolução n.o 6/2019 do Conselho Federal de Psicologia (CFP) instituiu regras para a elaboração de documentos escritos pelo psicólogo no exercício profissional e revogou resoluções anteriores. Quanto às modalidades de documentos psicológicos, assinale a alternativa correta.

A missão primordial do estabelecimento de preceitos éticos profissionais é assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria. Acerca da ética profissional dos psicólogos, assinale a alternativa incorreta.

São ações a serem desenvolvidas pelos profissionais de Psicologia junto às famílias assistidas no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, em conformidade com as Orientações Técnicas do Ministério de Desenvolvimento Social, exceto: 

“O apoio matricial é um novo modo de produzir saúde na Atenção Básica, em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica” (CHIAVERINI, 2011, p. 13) RT-CFP.
Considerando esse contexto, assinale a alternativa incorreta. 

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a unidade pública municipal, de base territorial, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada à articulação dos serviços socioassistenciais no seu território de abrangência e à prestação de serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica às famílias (BRASIL. Lei nº 12.435 de 12 de julho de 2011, Art. 6º- C, § 1º).


Em relação ao trabalho a ser desenvolvido pelo psicólogo no CRAS, analise as afirmativas a seguir.


I. As famílias devem ser compreendidas no seu contexto histórico-social, como instâncias ativas em sua comunidade e sociedade, como sujeitos de “direito” e não de “caridade”.


II. A Psicologia pode contribuir para a utilização de metodologias ativas, problematizadoras e participativas para se construir uma atuação no território, sempre em diálogo com a população.


III. Na equipe do CRAS deve haver a interdisciplinaridade, buscando-se um diálogo entre disciplinas, com o intuito de construir um novo olhar sobre questões relevantes para a análise e a ação dentro da política de proteção social básica às famílias.


IV. A Psicologia pode colaborar na construção de análises e planos de ação para o território, levando em consideração os vínculos, as identidades, as representações sociais, os sentidos de vida, os modos de vida e interação ali existentes, potencializando esses saberes.


Estão corretas as afirmativas 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis