Questões sobre Legislação de Psicologia e Resoluções do Conselho Federal de Psicologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Legislação de Psicologia e Resoluções do Conselho Federal de Psicologia

As políticas públicas no campo da educação correspondem a um conjunto de ações que o governo adota para garantir os direitos previstos na Constituição Federal. Neste contexto, balizada pelo Código de Ética Profissional, a atuação do Psicólogo e da Psicóloga assume caráter político, no sentido de:

O psicólogo judicial atua juntamente com demais profissionais; nesse contexto, ao ser solicitado um relatório multiprofissional, resultante de sua atuação com os demais profissionais de outras áreas, ele deverá recorrer à legislação e seguir as orientações baseando-se na Resolução nº 06/2019, instituída pelo Conselho Federal de Psicologia. De acordo com a normativa citada, é importante que o psicólogo, ao elaborar relatório multiprofissional, fique atento à sua estrutura que deverá ser composta de, EXCETO: 

Determinado psicólogo, atuante em um departamento público, recebe um paciente em situação emergencial, estando ele em crise com pensamentos e ideações suicidas, acarretando risco à sua vida. Ao realizar acolhida com o paciente, relata que faz acompanhamento psicológico há um determinado tempo. Considerando a situação hipotética e, em respaldo ao art. 7º do Código de Ética do Psicólogo, ressalta-se que o psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, em algumas situações. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

I. O psicólogo pode intervir no atendimento realizado por outro profissional da psicologia, desde que seja a pedido do profissional responsável pelo serviço.
II. O psicólogo não deverá intervir no atendimento realizado por outro profissional mesmo quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.
III. Ao ser informado expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção voluntária e definitiva do serviço, o psicólogo poderá intervir no atendimento realizado por outro profissional.
IV. No caso hipotético em questão, pode-se afirmar que o profissional agiu corretamente, pois o psicólogo pode intervir no atendimento realizado por outro profissional em caso de emergência, ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço, quando dará imediata ciência ao profissional.

Está correto o que se afirma em

Com base na Resolução CFP nº 10/2017, que institui a Política de Orientação e Fiscalização do Sistema Conselhos de Psicologia, assinale a alternativa correta sobre a Secretaria de Orientação e Ética

Em consonância com o Código de Ética Profissional das(os) psicólogas(os), são práticas vedadas pelo CFP:

I. Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.
II. Prestar serviços profissionais a organizações concorrentes de modo que possam resultar em prejuízo para as partes envolvidas.
III. Sugerir serviços de outros psicólogos, sempre que, por motivos justificáveis, não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente.

Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis