Questões de Psicologia do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia do ano 2023

Sobre sua proposta de clínica ampliada, Campos (1997) discorre: “[...] partindo de Basaglia, creio, importante, buscar-se uma nova dialética entre sujeito e doença. Nem a antidialética positivista da medicina, que fica com a doença, descartando-se qualquer responsabilidade pela história dos sujeitos concretos, nem a revolta ao outro extremo: a doença entre parênteses, como se não existisse, quando, na verdade, ela está lá, no corpo, todo o tempo, fazendo barulho, desmanchando o silêncio dos órgãos. A doença está lá, dependendo dos médicos e da medicina, é verdade, mas também independente da medicina; dependente da vontade de viver das pessoas, com certeza, mas também independente da vontade dos sujeitos. Está lá, simplesmente, enquanto processo humano de nascer, crescer, gastar a vida, minguar e morrer.”
Assinale a alternativa que corretamente corresponde à proposta de clínica ampliada.

No livro “Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) nos CAPS: centro de atenção psicossocial” (2013), produzido pelo Conselho Federal de Psicologia, afirma-se que “Pela relevância do seu lugar na orientação das práticas psicológicas e também na orientação das medidas de assistência em saúde mental, cabe uma reflexão final sobre a questão do diagnóstico e seu papel na construção das ações de atenção psicossocial e, portanto, na construção das intervenções nos CAPS.” Sobre o diagnóstico, a partir do fragmento de texto, pode-se afirmar que:
I - Na clínica da saúde mental, os psicólogos devem construir diagnósticos que se apresentam como ponto de orientação, num percurso a ser construído na história do sujeito.
II - A prevalência do diagnóstico psicopatológico representa um reducionismo e, em última instância, a prevalência do discurso técnico, médico, científico e racional sobre a loucura.
III - O diagnóstico deve somente ser buscado para responder ao psicólogo ou à equipe quem é o sujeito ou qual a sua doença de forma exclusiva.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

Sobre medicalização e patologização da Educação e os desafios à Psicologia Escolar e Educacional (SCARIN e SOUZA, 2020), leia as seguintes afirmativas:
I - Tradicionalmente, medicalizar um fenômeno teve o sentido geral de reduzir os problemas sociopolíticos a questões individuais.
II - Considerar que as causas da queixa escolar se encontram no psiquismo ou no rebaixamento intelectual é continuar eximindo o sistema escolar da participação e/ou produção das dificuldades de aprendizagem.
III - O tratamento medicamentoso pode ser a primeira via de análise das dificuldades na escolarização.
IV - Pesquisas da área da Psicologia Escolar e Educacional trazem importantes propostas para a escolarização as quais visam superar o olhar individualizante, patologizante e preconceituoso ainda presentes na escola em relação a dificuldades enfrentadas, principalmente, no processo de leitura e escrita.
V - Do ponto de vista da Psicologia Escolar e Educacional, o fundamental é levar em conta que é preciso cada vez mais conhecer as dificuldades de aprendizagem, tendo em vista uma prática crítica da psicologia no campo da educação básica e superior.
Em relação a essas afirmativas, está CORRETO o que se afirma em

Sobre concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas para Giusta (2013), é INCORRETO afirmar que

A obra de La Taille (2019) apresenta o pensamento de Piaget, Vigotski e Wallon. Leia com atenção as cinco afirmativas abaixo sobre essa obra:
I - Em pesquisas sobre o jogo de regras com crianças, Piaget concluiu que a evolução da prática e da consciência da regra pode ser dividida em três etapas: anomia, heteronomia e autonomia.
II - Uma das ideias centrais de Vigotski é: os processos mentais superiores são mediados por sistemas simbólicos, sendo a linguagem o sistema simbólico básico de todos os grupos humanos.
III - Segundo Piaget, o desenvolvimento do juízo moral nas crianças passa por uma primeira fase de heteronomia, que se traduz pelo realismo moral. A fase subsequente é a autonomia moral, que consiste na superação do realismo moral.
IV - As funções psicológicas superiores referem-se a processos voluntários, ações conscientemente controladas e mecanismos intencionais. Tais funções são o principal objeto de interesse de Vigotski.
V - A dimensão afetiva ocupa lugar central na psicogenética de Wallon, tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento.
Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis