Questões de Psicologia do ano 2023

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Listagem de Questões de Psicologia do ano 2023

Na reunião semanal com a equipe interdisciplinar de uma escola, uma das professoras relatou o caso a seguir:
Um garoto de oito anos de idade é seu aluno do 1º ano do Ensino Fundamental, e ainda não está completamente alfabetizado e com dificuldades de adaptação na escola. Durante as aulas, não compreende as atividades e não anota nada no seu caderno. Seu comportamento é agitado e não presta atenção na aula; quando lhe é dirigida qualquer pergunta, se sente muito ansioso.
A psicóloga da escola propôs, então, algumas ações iniciais para maior compreensão do que pode estar ocorrendo com o aluno, explicando um pouco sobre a abordagem bioecológica do desenvolvimento da criança.
Nessa perspectiva, são consideradas ações importantes, exceto:

A psicóloga de uma creche com 40 crianças, com idades entre seis meses e quatro anos, desenvolveu um projeto de acompanhamento das crianças, considerando seus conhecimentos técnicos, inclusive em relação aos marcos de desenvolvimento.
Nesse sentido, analise as ações a seguir.
I. Participar das atividades desenvolvidas na escola com as educadoras, dando suporte necessário com relação à dimensão socioafetiva nos primeiros anos de vida.
II. Desenvolver treinamentos junto às educadoras em relação às habilidades que podem ser alcançadas nas dimensões: cognitiva, socioafetiva, motricidade e linguagem.
III. Promover rodas de conversa com os pais na creche, por meio de uma comunicação dialógica para a troca de experiências sobre o desenvolvimento de seus filhos e orientações nesse processo.
IV. Promover a escuta profissional junto à equipe pedagógica e contribuir para um ambiente acolhedor que favoreça a melhoria da qualidade do ensino.
São ações importantes para a promoção do projeto de acompanhamento das crianças:

A escola é um sistema organizacional aberto e complexo, e há uma multiplicidade de fatores que interferem no seu “fazer educacional”.
Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta fator(es)favorável(is) à emergência e ao desenvolvimento de um processo de inovação. 

O(a) psicólogo(a) deve ter um olhar crítico e sensível para articular saberes, ações e reflexões com os demais profissionais de uma escola, na perspectiva interdisciplinar de construção de um projeto político-pedagógico inovador.
Nesse contexto, analise as práticas a seguir.
I. Práticas pautadas na adaptação dos alunos, a partir do enquadramento e ajustes do estudante no contexto escolar, considerando a importância de se cumprir com o regulamento.
II. Construção de caminhos metodológicos para o entendimento do sujeito num contexto sociopolítico e cultural amplo, na perspectiva de seu protagonismo e não de suas fragilidades aparentes.
III. Compreensão do sujeito com base nas suas características pessoais de personalidade, identificando os aspectos de desvio do padrão de comportamento esperado.
IV. Troca de saberes e reflexão conjunta sobre os processos de ensino, aprendizagem e avaliação, com foco na ruptura de paradigmas, como o que diz que o fracasso escolar é culpa exclusiva do aluno.
Podem ser consideradas práticas inovadoras:

O formato do setting clínico – isto é, das condições para que se estabeleça uma relação terapêutica e que se refere à organização do espaço físico, bem como os tipos de contratos estabelecidos entre terapeutas e clientes – não é indiferente às apostas clínicas, mas, antes, é resultado de profundas reflexões. Um exemplo é a clássica posição em que Freud localizava o seu divã, sempre de costas para o analista, a fim de evitar o contato visual e estimular as associações livres. Atualmente, com a inclusão de grupos outrora marginalizados no cuidado em saúde mental como pacientes psiquiátricos crônicos, crianças e jovens de vida difícil ou dependentes de drogas etc. tem novos settings clínicos, construídos fora do consultório, que incluam o território como espaço potente do cuidado em saúde mental, sobretudo quando se pensa em saúde pública. Uma dessas apostas é a de uma clínica em movimento, feita caminhando, no passear, no ir e vir dos espaços. Criada pelo psicólogo Antônio Lancetti, essa proposta foi denominada de clínica 

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