Sobre medicalização e patologização da Educação e os

Sobre medicalização e patologização da Educação e os desafios à Psicologia Escolar e Educacional (SCARIN e SOUZA, 2020), leia as seguintes afirmativas:
I - Tradicionalmente, medicalizar um fenômeno teve o sentido geral de reduzir os problemas sociopolíticos a questões individuais.
II - Considerar que as causas da queixa escolar se encontram no psiquismo ou no rebaixamento intelectual é continuar eximindo o sistema escolar da participação e/ou produção das dificuldades de aprendizagem.
III - O tratamento medicamentoso pode ser a primeira via de análise das dificuldades na escolarização.
IV - Pesquisas da área da Psicologia Escolar e Educacional trazem importantes propostas para a escolarização as quais visam superar o olhar individualizante, patologizante e preconceituoso ainda presentes na escola em relação a dificuldades enfrentadas, principalmente, no processo de leitura e escrita.
V - Do ponto de vista da Psicologia Escolar e Educacional, o fundamental é levar em conta que é preciso cada vez mais conhecer as dificuldades de aprendizagem, tendo em vista uma prática crítica da psicologia no campo da educação básica e superior.
Em relação a essas afirmativas, está CORRETO o que se afirma em

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis