Questões de Pedagogia da VUNESP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da VUNESP

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (Resolução CNE/CEB nº 04/2010) têm como um de seus objetivos sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e nos demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola. Nesse sentido, estabelece, em seu artigo 12, que

Segundo o documento Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade, a escola como instituição está marcada pela organização político-pedagógica que envolve os conhecimentos que ali são trabalhados, para que as crianças aprendam. Nesse sentido, os planejamentos de ensino, os planos de aula e os projetos de trabalho devem ser frutos de reflexões coletivas e individuais cujo objetivo é a aprendizagem das crianças. Por isso, devem

As pesquisas mostram que as grandes mudanças necessárias para se obter uma educação de qualidade precisam não só de melhoria da gestão da sala de aula e do desenvolvimento de competências profissionais dos docentes, mas também da organização da escola por meio da elaboração de um projeto que aponte os compromissos que serão assumidos por todos os integrantes da comunidade escolar. Esse documento é o Projeto Político Pedagógico, que

Moran defende que a educação sempre foi misturada, híbrida, sempre combinou vários espaços, tempos, atividades, metodologias, públicos. Aprende-se com o sucesso, e também com o fracasso; hoje se tem inúmeras formas de aprender. Aprende-se mais e melhor quando se encontra significado para o que se percebe e se deseja.
Segundo o autor, o ensino é híbrido uma vez que

Os problemas encontrados na análise psicológica do ensino não podem ser corretamente resolvidos ou mesmo formulados sem que se refira à relação entre o aprendizado e o desenvolvimento em crianças em idade escolar.
Para Vygotsky,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis