Questões de Pedagogia da VUNESP

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O Art. 15 da LDBEN (Lei n° 9.394/96) estabelece que “os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público”. A respeito desse tema, Libâneo (2004) afirma que a autonomia da escola é sempre relativa porque ela é parte de um sistema, e acrescenta que, para a efetiva concretização dessa autonomia no contexto escolar, é necessário destacar a relevância da participação dos diferentes segmentos que o integram, por meio

No livro Gestão Escolar, democracia e qualidade de  ensino (2007), Paro relata uma pesquisa realizada entre os anos 2000 e 2003. A finalidade dessa pesquisa foi a de examinar as determinações da estrutura organizacional e didática da escola pública fundamental sobre a qualidade do ensino. No capítulo 3, Paro afirma que “a preocupação com a qualidade do ensino fundamental, de acordo com uma visão de educação como formadora de cidadãos, precisa levar em conta, no estudo da escola, além da estrutura didática desta, também sua estrutura administrativa”. Ele comenta que os entrevistados empregaram a expressão “estrutura administrativa” em sua acepção mais usual, ou seja, como a forma pela qual a escola se organiza para atingir seus objetivos com base

A Lei Complementar nº 511, de 29.03.2012, que reformula o Estatuto do Magistério Público Municipal, ao tratar da evolução funcional, determina que ela se dará pelos institutos da progressão e da promoção. A respeito da progressão, é correto afirmar que

Segundo o documento Guia de aprendizagem ao ar livre em Jundiaí, para mudar as práticas educativas e conceber o uso dos espaços, é preciso tempo e estudo de referências que ajudem a mudar o olhar sobre os espaços fora da sala de aula. Entre eles, destacam-se as concepções de educação integral e os territórios educativos. Conforme o Guia, um território educativo é composto 

Ao se fazer a seguinte afirmação: “é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento,” está-se referindo

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