Questões de Pedagogia da VUNESP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da VUNESP

#Questão 169928 - Pedagogia, Geral, VUNESP, 2012, SEE/SP, Assistente de Diretor de Escola

Segundo Fullan (2009), para um número cada vez maior de pessoas que tentam adotar mudanças educacionais, a impossibilidade está se tornando uma palavra mais corriqueira. A principal razão para a impossibilidade de realização de mudanças na escola ocorre quando

#Questão 169934 - Pedagogia, Geral, VUNESP, 2012, SEE/SP, Assistente de Diretor de Escola

#Questão 169918 - Pedagogia, Geral, VUNESP, 2012, SEE/SP, Assistente de Diretor de Escola

Segundo o documento Progestão, existe a autonomia legal e a autonomia construída. A primeira refere-se à autonomia prevista na LDB (Lei n.º 9.394/96), já a segunda refere-se à autonomia construída na escola.

Segundo o mesmo documento, o papel do gestor no processo de elaboração do projeto pedagógico da escola, visando ajudar na construção de sua autonomia, é

#Questão 169922 - Pedagogia, Geral, VUNESP, 2012, SEE/SP, Assistente de Diretor de Escola

Segundo Luck e outros, “A participação, em seu sentido pleno, caracteriza-se por uma força de ________ , pela qual os membros de uma unidade social reconhecem e assumem o seu poder de exercer influência na determinação da dinâmica dessa unidade social, de sua ________ e de seus resultados, poder esse resultante de sua ________ e vontade de compreender, ________ e agir em torno de questões que lhe são afetas.”

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

#Questão 169930 - Pedagogia, Geral, VUNESP, 2012, SEE/SP, Assistente de Diretor de Escola

Fullan (2009), usando como exemplo a mudança na sala de aula, pois esse nível é mais próximo do ensino e da aprendizagem, afirma que a inovação é multidimensional e que existem três dimensões em jogo na implementação de mudanças significativas. São dimensões necessárias:

I. uso de materiais novos ou revisados (recursos instrucionais como matérias ou tecnologias curriculares);

II. utilização de novas formas de comunicação entre os integrantes da equipe escolar;

III. uso de novas abordagens de ensino;

IV. subjetivação da mudança social, pelo agente de mudança;

V. alteração de crenças (teorias pedagógicas subjacentes a certas políticas ou programas novos).

Está correto apenas o contido em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis