Questões de Pedagogia da UPE / UPENET / IAUPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da UPE / UPENET / IAUPE

O planejamento de uma instituição educativa, comprometido com a democratização das práticas educativas, sociais e culturais, parte de alguns pressupostos. Sobre estes, analise as afirmativas abaixo:

I. Desenvolver um diagnóstico com novas formas de participação e de articulação com a realidade, que possibilite a tomada de decisões políticas e sócio-educacionais.

II. Superar o caráter autoritário, centralizador e tecnocrático mediante um processo com a participação dos diversos segmentos educacionais e a comunidade.

III. Considerar como características principais uma sequência burocrática, organizada e eficaz.

IV. Cooperar com todo o efetivo escolar no desenvolvimento de uma racionalidade técnica, centralizada e sistemática.

V. Transformar o modo de planejar com adoção dos aspectos de integração, articulação e continuidade.

Estão CORRETAS, apenas,

Zabala (1998) explicita que a validade de uma sequência didática deve ser avaliada quando favorece o maior grau de significância às aprendizagens. Nesse sentido, as sequências didáticas são adequadas numa perspectiva construtivista, quando

I. identificam os conhecimentos prévios que cada aluno tem em relação ao novo conhecimento.

II. propõem conteúdos que sejam significativos, funcionais e adequados ao desenvolvimento dos alunos.

III. deixam que cada aluno supere individualmente suas dificuldades, considerando que os conteúdos são bem trabalhados pelos professores.

IV. consideram as competências atuais dos alunos e permitem avançar com a ajuda necessária do professor como mediador, ou seja, intervêm na zona de desenvolvimento proximal.

V. determinam que os alunos pesquisem todos os conteúdos a serem trabalhados na unidade e, assim, não apresentem dificuldades no processo de ensino do professor.

Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas

A elaboração, execução e avaliação do projeto pedagógico ou do plano de desenvolvimento institucional de uma unidade de educação consistem numa estratégia para conduzir, de forma articulada, as ações.

Nas etapas de coordenação do projeto ou plano, é necessário investir coletivamente em, EXCETO:

No Brasil, além da pouca tradição de avaliação de programas educacionais, quando esta ocorre, muitas vezes, reveste-se de um caráter formal, não se observando a valorização de seus resultados para a revisão/reformulação das propostas e ações que constituem objeto de avaliação (BAUER; SOUZA, 2015). No intuito de avançar e superar o caráter formal e burocrático no processo de avaliação de programas, é preciso

I. avançar no sentido da maior institucionalização das avaliações não no plano simplesmente administrativo, fiscalizatório ou burocrático-formal, mas no sentido formativo, que busque incorporar o uso dos resultados obtidos para mudanças, reajustes e melhorias das políticas públicas.

II. concretizar uma perspectiva de avaliação que venha a constituir, numa ação intrínseca, a execução de um programa que suponha o enfrentamento de limitações de natureza técnica, que abrange desde a opção por abordagem avaliativa adequada aos propósitos e ao objeto de avaliação até a construção de instrumental válido e fidedigno.

III. que o avaliador não tenha independência e nenhum controle das informações por ele fornecidas. Afinal, o relatório pertence à burocracia da instituição avaliada e vai para seus arquivos.

IV. nas decisões relativas ao delineamento da proposta avaliativa, estabelecer indicadores capazes de sintetizar dimensões de qualidade do objeto em análise. Etapa complexa, principalmente, quando se trata de avaliar objetos no âmbito educacional.

V. entender que a avaliação é realizada para satisfazer os propósitos e valores daqueles que a contratam e deve fornecer informações técnicas que ajudem as instituições a atingirem seus objetivos, exclusivamente, políticos de interesse interno.

Estão CORRETAS as afirmativas

Vygotsky sustenta que é relevante para a educação conhecer a zona de desenvolvimento proximal de cada criança, conceituando-a como sendo à distância entre dois níveis: o de desenvolvimento atual, avaliado pela capacidade da criança para resolver problemas sozinha e o nível de desenvolvimento avaliado pela capacidade da criança para resolver problemas auxiliada por alguém. Qual a importância dessa afirmação para o ato pedagógico?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis