Questões Concurso Prefeitura de Garanhuns - PE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Garanhuns - PE

"A preocupação com a educação em arte tem mobilizado pesquisadores, professores, estetas e artistas, os quais vêm procurando fundamentar e intervir nessas práticas educativas. No Brasil, desde o final dos anos 80, têm-se divulgado inúmeros trabalhos desta ordem, tanto aqueles elaborados aqui quanto os de outros países. São propostas que refletem atuações em arte".

(C. de T. Ferraz e de Rezende e Fuzari, 1993)

Leia e assinale a alternativa INCORRETA em relação ao texto acima.

"Quando praticamos o ensino e a aprendizagem da arte, na escola, surgem, também, questões que se referem ao seu processo educacional. Uma delas diz respeito aos posicionamentos que assumimos sobre os modos de encaminhar esse trabalho consonância com os objetivos de um processo educativo escolarizado que atenda às necessidades de cultura artística no mundo contemporâneo."

(C. de T. Ferraz e de Rezende e Fuzari, 1993).

Relacione as palavras-chaves da coluna à esquerda (pedagogias) com as descrições à direita (descrições).

Assinale a alternativa CORRETA.

"Apenas um ensino criador, que favoreça a integração entre a aprendizagem racional e estética dos alunos, poderá contribuir para o exercício conjunto complementar da razão e sonho, no qual conhecer é também maravilhar-se, divertir- se, brincar com o desconhecido, arriscar hipóteses ousadas, trabalhar duro, esforçar-se com descobertas. Com o objetivo de relacionar a arte com a formação dos alunos do ensino fundamental, serão apresentadas algumas características do fenômeno artístico."

(PCN-Arte, 1997)

Com relação ao conhecimento artístico como produção e fruição, é INCORRETA a alternativa.

"Multiculturalismo é o denominador comum dos movimentos atuais em direção à educação em todo mundo. O equilíbrio, a configuração de uma identidade cultural e a flexibilidade para a diversidade cultural é um objetivo e, provavelmente, uma utopia, que colocará a educação em movimento constante, porque nem identidade nem os elementos do meio ambiente cultural são fixos."... "Hoje a necessidade de uma educação democrática está sendo reivindicada internacionalmente. Contudo, somente uma educação que fortalece a diversidade cultural pode ser entendida como democrática. Procurar igualdade, sem considerar as diferenças, é obter uma pasteurização homogeneizante."

(Ana Mae, 1998)

Considerando a citação acima, analise os itens abaixo:

I. Preceito de classe é ainda o grande inimigo do multiculturalismo no terceiro mundo. Tudo o que é feito pelo pobre é artesanato e não arte.

II. Os museus de arte do Terceiro Mundo são os mais ativos na quebra da divisão de classes na produção artística.

III. Os estudos de multiculturalidade, diversidade cultural e até de história cultural produzidas pelo Primeiro Mundo, não ajudam muito o Terceiro Mundo, porque são respostas a problemas de sua sociedade.

IV. No Brasil não há necessidade de estimularmos o multiculturalismo, pois é coisa de feminista histérica ou "crioulo".

Assinale a alternativa INCORRETA.

Para promover uma educação multiculturalista crítica em arte não é necessário

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis