Zabala (1998) explicita que a validade de uma sequência d...

Zabala (1998) explicita que a validade de uma sequência didática deve ser avaliada quando favorece o maior grau de significância às aprendizagens. Nesse sentido, as sequências didáticas são adequadas numa perspectiva construtivista, quando

I. identificam os conhecimentos prévios que cada aluno tem em relação ao novo conhecimento.

II. propõem conteúdos que sejam significativos, funcionais e adequados ao desenvolvimento dos alunos.

III. deixam que cada aluno supere individualmente suas dificuldades, considerando que os conteúdos são bem trabalhados pelos professores.

IV. consideram as competências atuais dos alunos e permitem avançar com a ajuda necessária do professor como mediador, ou seja, intervêm na zona de desenvolvimento proximal.

V. determinam que os alunos pesquisem todos os conteúdos a serem trabalhados na unidade e, assim, não apresentem dificuldades no processo de ensino do professor.

Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. II, III e IV.
  • C. I, IV e V.
  • D. I, II e IV.
  • E. II, III e V.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Um homem de trinta e um anos de idade foi encaminhado para fisioterapia, quinze dias após cirurgia de reconstrução de ligamento anterior. O paciente apresenta o joelho pós-cirúrgico com edema importante e atrofia e fraqueza muscular aparentes, em especial do músculo quadríceps femoral, em comparação à perna contralateral. O paciente tem déficit importante de ativação do músculo quadríceps, fenômeno classicamente conhecido como inibição artrogênica.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens seguintes.

As técnicas de terapia manual e massagens são consideradas padrão ouro e devem ser utilizadas para aumentar a ativação muscular após inibição artrogênica.

Resolva a questão aqui ›


No que tange à administração gerencial e às tecnologias a ela relacionadas, julgue os itens subseqüentes.

As agências reguladoras são autarquias especiais.

Resolva a questão aqui ›


O primeiro objetivo da investigação de uma epidemia ou surto de determinada doença infecciosa é, geralmente, identificar formas de interromper a transmissão e prevenir a ocorrência de novos casos. Para atingi-lo é necessário cumprir as seguintes etapas:

( 1 ) Estabelecer ou verificar o diagnóstico dos casos notificados e identificar o agente etiológico responsável.

( 2 ) Confirmar a ocorrência de um surto ou epidemia.

( 3 ) Descrever os casos da epidemia ou surto segundo as variáveis do tempo espaço e pessoa.

( 4 ) Identificar a fonte de infecção e os modos de transmissão.

( 5 ) Identificar a população suscetível que está exposta a um maior risco de contato com o agente. Marque a melhor opção, ou seja, a mais correta :

Resolva a questão aqui ›