Questões de Pedagogia da PROMUN

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Listagem de Questões de Pedagogia da PROMUN

No que concerne o artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ( Lei 9394/96 ), os itens abaixo são considerados:

I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
III. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
IV. Respeito à liberdade e apreço à tolerância.

A educação para a cidadania demanda que as questões sociais sejam apresentadas para a aprendizagem e a reflexão dos estudantes. A inclusão de questões sociais no currículo escolar não é uma preocupação inédita. Essas temáticas já têm sido discutidas e incorporadas às áreas ligadas às ciências:

1. Sociais
2. Naturais
3. Exatas
4. Tecnológicas

É possível afirmar que:

Em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a alternativa correta quanto à educação infantil: 

As escolas de educação infantil, têm como principal desafio educar as crianças na perspectiva de um desenvolvimento humano , histórico, cultural, social, científico e tecnológico com o objetivo de prepará-las para se apropriarem dos bens construídos socialmente. Acerca de desenvolvimento físico e motor, necessidades básicas, desenvolvimento cognitivo e da linguagem, assinale a opção correta: 

Acerca da Educação Infantil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.



( ) Para uma Educação Infantil de qualidade, é de extrema importância que o cuidar e o educar estejam imbricados.


( ) Para promover o desenvolvimento físico da criança, o ideal é que se faça coadunado com os cuidados afetivos.


( ) Com a LDB (Lei Nº 9394/96), a criança tem direito a uma prévia escolarização.


( ) A infância é fruto da construção histórica, social e cultural das sociedades e de um determinado tempo e lugar.


( ) A criança, como um ser social de direitos, recebe a garantia de um desenvolvimento integral assegurado por lei.



A sequência está correta em:

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