Questões de Pedagogia da OBJETIVA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da OBJETIVA

A observação clínica das diferentes desintegrações da imagem do corpo pode ajudar a ver e a compreender melhor o desenvolvimento humano e, implicitamente, os diversos tipos de aprendizagens não simbólicas e simbólicas, não verbais e verbais, tendo em consideração os dois grandes sistemas neurofuncionais hemisféricos. Sobre algumas síndromes e suas localizações cerebrais, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Apraxia.
(2) Afasia.
(3) Assomatognosia.

( ) Lóbulo parietal.
( ) Lóbulo temporal.
( ) Lóbulo frontal.

Paulo Freire fazia análises a partir de uma vertente de pensamento que buscava colocar a educação no topo das prioridades humanas. Na esteira do pensamento freiriano, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Dizia que a educação é uma forma de intervenção no mundo.
( ) Acreditava na transmissão de conhecimento de forma hierárquica do professor para o aluno.
( ) Defendia uma educação emancipadora que leva o aluno a compreender e transformar o mundo ao seu redor.

Em conformidade com o Parecer CNE/CP nº 3/2004, sobre o ensino de História e Cultura Afro−Brasileira e Africana, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Deve acontecer por meio de projetos pedagógicos extracurriculares e atividades sobre datas com significado histórico e político, com vistas à reestruturação das pedagogias étnico−raciais.
( ) Precisa destacar o jeito próprio de ser, viver e pensar manifestado tanto no dia a dia quanto em celebrações como congadas, moçambiques, ensaios, maracatus, rodas de samba, entre outras.
( ) Deve abranger iniciativas e organizações negras, incluindo a história dos quilombos, a começar pelo de Palmares, e de remanescentes de quilombos, que têm contribuído para o desenvolvimento de comunidades, bairros, localidades, municípios e regiões.

Conforme a BNCC – Ensino Fundamental: Língua Portuguesa – Anos Finais, sobre o campo das práticas de estudo e pesquisa e seus objetos de conhecimento na análise linguística/semiótica, analisar os itens.
I. Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações casuais.
II. Marcas linguísticas e intertextualidade.
III. Construção composicional e estilo; gêneros de divulgação científica.
Está CORRETO o que se afirma:

O Método Paulo Freire, dividido em três etapas, estimula a alfabetização dos adultos mediante discussão de suas experiências de vida entre si, por meio de palavras presentes na realidade dos alunos, que são decodificadas para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo. Como é chamada a última etapa do método de alfabetização criado por Paulo Freire?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis