Questões de Pedagogia da MS CONCURSOS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da MS CONCURSOS

Leia o trecho referente ao art. 53, da Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990, (Estatuto da Criança e do Adolescente), que trata sobre o direito à educação: É direito dos pais, ou responsáveis, ter ciência do ___________________, bem como ______________ da definição das __________________. Em sequência, as palavras que completam corretamente as lacunas são:

O documento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, ao tratar sobre os marcadores de identificação “negro” e “preto”, afirma que:
- Ser negro no Brasil não se limita às características físicas: trata-se, também, de uma escolha política e, por isso, o é quem assim se define. - Preto é um dos quesitos utilizados pelo IBGE para classificar, ao lado dos outros – branco, pardo, indígena - a cor da população brasileira. Sobre as duas asserções, é correto afirmar: 

Legitimada pelo pacto interfederativo, nos termos da Lei n.º 13.005/2014, que promulgou o Plano Nacional de Educação, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) depende do adequado funcionamento do regime de colaboração para alcançar seus objetivos. Dessa forma, por se constituir em uma política nacional, a implementação desta requer, ainda, seu acompanhamento pelo Ministério da Educação em colaboração com os organismos nacionais da área da Educação. Assinale a alternativa correta que apresenta a quais organismos nacionais específicos o texto da BNCC se refere.

Felipe (2006), no artigo intitulado “Os processos de formação de palavras na libras” aponta que “[...] nas línguas de sinais, essas línguas, como as línguas oralauditivas, também possuem estruturas fonológicas, que se constituem a partir da configuração de unidades discretas, feixes de traços distintivos, que são os quatro parâmetros: configuração de mão (CM), movimento (M), direcionalidade (Dir) e ponto de articulação (PA). (STOKOE, 1960). A partir de pesquisas sobre os traços não-manuais (EKMAN, 1978; AARONS ET AL, 1992), pode-se falar de um quinto parâmetro: ______________________________ (FELIPE, 1997).
Conforme o referido artigo, o quinto parâmetro corresponde:

De acordo com a coleção “Educação Infantil - Saberes e Práticas da Inclusão: altas habilidades/ superdotação” (2006), dentre as características mais comumente encontradas em crianças superdotadas em idade pré-escolar destacam-se:
( ) Vocabulário limitado para a sua idade cronológica. ( ) Riqueza de expressão verbal (elaboração e fluência de ideias). ( ) Habilidade para considerar pontos de vistas de outras pessoas. ( ) Dificuldade de interagir com crianças mais velhas, ou com adultos. ( ) Habilidade para lidar com ideias abstratas. ( ) Habilidade para perceber discrepâncias entre ideias e pontos de vista.
Atribua (C) para certo e (E) para errado, depois assinale a alternativa com a sequência correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis