Questões de Pedagogia da MS CONCURSOS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da MS CONCURSOS

Segundo a coleção “Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos surdos” (2006): “O ____________________ é uma prótese auditiva composta de componentes internos e externos que substituem as células sensoriais do Órgão de Corti, ativando diretamente as terminações nervosas do nervo auditivo”.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Levando em consideração a coleção “Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão” (2006): “As principais alterações visuais na infância são: hipermetropia, miopia, astigmatismo, ambliopia e estrabismo. Embora essas alterações não constituam deficiência visual, são problemas visuais que devem ser detectados e tratados precocemente, com intervenção clínica oftalmológica adequada, para que a criança atinja um desenvolvimento das funções visuais dentro dos padrões de normalidade”.
Relacione as colunas e escolha a alternativa com a ordem correta.
Coluna I. A- Ambliopia. B- Estrabismo. C- Hipermetropia.
Coluna II. (1) É a ausência de paralelismo e sincronia dos músculos oculares, para uma perfeita coordenação de ambos os olhos, responsável por uma imagem nítida, no mesmo ponto da retina, que possibilita a fusão. (2) É uma dificuldade acomodativa (capacidade de ver perto), causada pelo achatamento do globo ocular. Nesse caso, a imagem se forma atrás da retina e sua correção exige a utilização de lentes convergentes, ou positivas, para tornar o cristalino mais convergente. (3) É a parada, ou regressão do desenvolvimento visual, em um ou ambos os olhos, determinando a diminuição da acuidade visual, sem uma alteração orgânica aparente.

Conforme a coleção “Educação Infantil - Saberes e Práticas da Inclusão: dificuldades acentuadas de aprendizagem, ou limitações no processo de desenvolvimento” (2006): “O adulto deve ser não apenas __________ e participativo, mas também __________ e reflexivo. Ele deve ser um observador que também participa com consciência da importância de seu papel de __________. Ele deve observar e interagir com a criança para descobrir como ela pensa e raciocina. O papel do adulto é __________ e se desenvolve gradualmente à medida que ele se torna mais capaz, por meio da observação, de reconhecer e atender cada necessidade de __________ da criança”.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.

Segundo a “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” (2008): “O atendimento educacional especializado identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciamse daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse atendimento _______________________________________________________________________________”.
Conforme o referido documento, assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

De acordo com a coleção “Educação Infantil - Saberes e Práticas da Inclusão: Introdução” (2006), verifique as afirmações:
( ) A deficiência como fenômeno humano individual e social é determinada em parte pelas representações socioculturais de cada comunidade, em diferentes gerações, e pelo nível de desenvolvimento científico, político, ético e econômico dessa sociedade.  ( ) O conceito de inclusão como vimos em sua evolução sociohistórica aponta para a necessidade de mediar o debate sobre a incapacidade. Isso implicaria em buscar compreender a heterogeneidade, as diferenças individuais e coletivas, as especificidades do humano e sobretudo as permanentes situações vividas na realidade social e no cotidiano escolar. ( ) A inclusão é um processo complexo que configura diferentes dimensões: ideológica, sociocultural, política e econômica. Os determinantes relacionais comportam as interações, os sentimentos, significados, as necessidades e ações práticas; já os determinantes materiais e econômicos viabilizam a reestruturação da escola. ( ) O projeto pedagógico para isonomia se constitui em um grande avanço para o sistema educativo como um todo, que deve pensar a inclusão não apenas na dimensão individual, mas de forma coletiva. Essa é a função social da escola, manifesta nas formas de interação entre pessoas, escola, família e comunidade.
Conforme a referida coleção atribua (V) para verdadeiro e (F) para falso, depois assinale a alternativa com a sequência correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis