Questões de Pedagogia da MS CONCURSOS

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Listagem de Questões de Pedagogia da MS CONCURSOS

Dados apontam que várias questões desafiam a escola de Ensino Regular na relação entre currículo e a escolarização de alunos com deficiência e com transtornos globais do desenvolvimento. Uma delas é o sentimento de não se saber o que ensinar aos alunos. Isso vem se configurando como uma preocupação recorrente nos discursos de muitos professores que, muitas vezes, não se sentem capazes de mediar a aprendizagem de estudantes que fogem ao padrão historicamente valorado pela escola.

As reflexões de Meirieu (2002, 2005), apontam várias contribuições para fundamentarmos os processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência e com transtornos globais do desenvolvimento nas escolas regulares, pois, ao entender o currículo como uma produção cultural viva e sempre em constituição e, ainda, ao explicitar que o conhecimento tem estreita relação com a promoção do vínculo entre as pessoas e a sociedade, isso faz-nos pensar nos motivos políticos, ideológicos e teóricos, que subsidiam a luta pelo direito à educação para esses alunos nas escolas de Ensino Regular.


Para Meirieu, a escola cumpre a sua função social quando:

De acordo com o Parecer CNE/CEB nº 17/2001, são considerados professores capacitados para atuar em classes comuns com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, aqueles que comprovem que, em sua formação, de nível médio ou superior, foram incluídos conteúdos, ou disciplinas sobre educação especial e desenvolvidas competências para:

Atribua (C) para certo ou (E) para errado aos itens, depois assinale a alternativa com a sequência correta. A Constituição Federal no art. 208 traz que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia, dentre outros, de: ( ) Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando. ( ) Progressiva universalização do ensino médio gratuito. ( ) Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente, na rede regular de ensino.

Leia o que segue e, marque a alternativa correspondente. Conforme o PNE – Plano Nacional de Educação – Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, a execução e o cumprimento de metas serão objetos de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias: I- Ministério da Educação – MEC. II- Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. III- Conselho Nacional de Educação – CNE. IV- Fórum Nacional de Educação.

Notoriamente, vemos a essencialidade da educação como propulsora do desenvolvimento integral do ser humano que, como indica Freire (1996, p. 26), ainda se encontra “inacabado” e, tendo consciência dessa sua condição, percorre o caminho da busca do seu aperfeiçoamento, principalmente por meio do processo educacional que requer, de todos os sujeitos, incansável engajamento e responsabilidade social. Alinhada a esse compromisso, a Constituição Federal (1988), estabelece: A educação, direito de todos e dever do Estado e da Família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (BRASIL, 1998, p. 123). Evidenciando a necessidade da interação escola-família para a educação de qualidade, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), no seu Art. 12, atribui aos estabelecimentos de ensino a missão de “articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola” (BRASIL, 1996, p. 5). Desse modo, a escola se mobilizará no sentido de promover a participação efetiva da família e da comunidade no processo educativo de seus integrantes. Na descrição interrelação escola-família-comunidade, caracterizada pelo objetivo de garantir ao educando o direito à educação eficaz e com equidade. Assinale a alternativa com a ação necessária que envolve Família, Escola e Comunidade.

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