Questões de Pedagogia da FUNCAB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FUNCAB

Ao fazer a crítica ao regime feudal e aos costumes da aristocracia, Jean-Jacques Rousseau preconiza uma educação afastada do artificialismo das convenções sociais. Da mesma forma que, na esfera política, o cidadão elabora as leis da sociedade democrática, também a educação busca a espontaneidade original, a fim de que o homem seja dono de si mesmo. Rosseau não dá muito valor ao conhecimento transmitido e quer que a criança aprenda a pensar, não como um processo que vem de fora para dentro, ao contrário, como desenvolvimento interno e natural. Segundo o filósofo Rosseau, a educação primeira deve, portanto, ser:

Fazendo uma análise da concepção do ensino em uma perspectiva Durkheimniana de que a educação é um processo de transmissão de conhecimentos e tendo como outro extremo a concepção de educação que enfoca a aprendizagem (o aprender a aprender) como principal elemento, reflita sobre a aplicabilidade da tecnologia nestas duas vertentes. A afirmativa abaixo que melhor identifica o papel da tecnologia na educação, na perspectiva Durkheimniana é:

Marque V para verdadeiro ou F para falso de acordo com os princípios de uma organização e gestão escolar participativa.

( ) A autonomia é gerida com corresponsabilidade, partilhada e solidária entre todos os membros da equipe escolar.

( ) O Diretor não submete à avaliação da equipe o desenvolvimento das decisões tomadas coletivamente.

( ) Os pais e representantes participam do Conselho de Escola, acompanham e avaliam a qualidade do serviço prestado.

( ) Há uma relação orgânica e unilateralizada entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar.

( ) O plano de ação da escola ou projeto pedagógico curricular é discutido e analisado publicamente pela equipe escolar.

 A sequência correta é:

Qual o critério que devemos evitar ao iniciar um trabalho focado na concepção do agrupamento produtivo em sala de aula?

Libâneo (2008, p.153) chama atenção para o fato de que o projeto pedagógico curricular não pode ser confundido com a organização escolar e também não substitui a gestão. São duas coisas diferentes. Dentro deste princípio, marque a afirmativa que melhor condiz com a ideia.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis