Questões de Pedagogia da FUNCAB

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Listagem de Questões de Pedagogia da FUNCAB

Assis (1994) [ apud Pascoal (2008)] apresenta a importância do papel do Orientador Educacional como corresponsável pela aprendizagem dos alunos. Apresenta o papel do Orientador Educacional numa dimensão bastante ampla e fala também da escola como lócus privilegiado de participação. Questiona a formação profissional, mostrando que há necessidade do domínio de conteúdos essenciais a uma nova atuação. Questiona, ainda, as práticas docentes envolvendo os aspectos didático-pedagógicos, tais como metodologia, avaliação, relação professor-aluno, objetivos, conteúdos e revela a necessidade de que os docentes conheçam e reflitam sobre o real significado da existência da escola e sua função:

O processo de projetar implica analisar o presente como fonte de possibilidades futuras (Freire e Prado, 1999). A ideia de projeto é própria da atividade humana, da sua forma de pensar em algo que deseja tornar real, portanto, o projeto é inseparável do sentido da ação (Almeida, 2002). Portanto, a pedagogia de projetos traz a ideia de construção, de coletivo, de se pensar uma realidade que ainda não aconteceu, de algo desejável que ainda não foi realizado. Desta forma, a Pedagogia de Projetos trabalha com:

Compõem o Sistema Municipal de Ensino:

Segundo Campbell (2009), “A cidadania plena só é alcançada quando o cidadão possui condições de exercer os seus direitos, e esta condição é dada pelo domínio da leitura e da escrita, que ainda lhe garante melhor qualidade de vida”.Aprender a ler e a escrever é direito de todo cidadão, pois só assim pode fazer valer sua opinião, só assim ele exerce papel social emseu Pais, e esta é uma questão de:

A sociedade e a escola inclusivas, como ideais, têm angariado simpatias dos pais, dos educadores e da sociedade em geral. Afinal, o movimento de não excluir está implícito nos ideais democráticos, aceitos e proclamados universalmente. No entanto, a história das ideias sobre educação deixa evidente que pouco ou nada tinha de inclusiva, seja em termos da universalização do acesso, seja em termos da qualidade do que era oferecido. Hoje em dia, o panorama é, felizmente, outro, pois tem-se mais consciência acerca dos direitos humanos, embora a prática da proposta de educação inclusiva ainda não conte com o consenso da unanimidade, mesmo entre aqueles que defendem a ideia.

 Em relação à proposta de inclusão escolar, as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:

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