Questões de Pedagogia da FUNCAB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FUNCAB

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), “cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimentos e a cooperação de profissionais de diferentes áreas. Para cuidar é preciso, antes de tudo, estar comprometido com o outro, com sua singularidade, ser solitário com suas necessidades, confiando em suas capacidades. Disso depende a construção de vínculo entre quem cuida e quem é cuidado. É preciso que o professor possa ajudar a criança a identificar suas necessidades e priorizá-las, assim como atendê-las de forma adequada, entendendo o cuidado em seu aspecto:

A gestão responsabiliza-se pela qualidade da educação, entendida como mediação de conhecimento e como prática social da formação humana de cidadãos. A gestão democrática da educação necessita assegurar uma educação comprometida com a sabedoria de viver junto respeitando as diferenças. Nessa perspectiva, segundo Cury (2002) [ apud RANGEL (2009)] a gestão como forma superior de encontro das pessoas e solução de conflitos, implica o:

A interdisciplinaridade realiza-se como uma forma de ver e sentir o mundo, de estar no mundo, de perceber, entender o mundo de forma holística, em sua rede infinita de relações, em sua complexidade, de entender as múltiplas implicações que se realizam, ao analisar um acontecimento, um aspecto da natureza, isto é, os fenômenos, na dimensão:

A pedagogia de projetos, embora constitua um novo desafio para o professor, pode viabilizar ao aluno um modo de aprender pautado na integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento, bem como entre diversas mídias (computador, televisão, livros), disponíveis no contexto da escola. Por outro lado, esses novos desafios educacionais ainda não se encaixam na estrutura do sistema de ensino, que mantém uma organização:

Ambas se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimentos que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeito a um ato de conhecer, isento e distanciado. Ambas apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. Mas diferem uma da outra, uma vez que uma se refere a uma abordagem epistemológica dos objetos do conhecimento, enquanto a outra diz respeito principalmente à dimensão didática. São elas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis