Questões de Pedagogia da FGV

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Listagem de Questões de Pedagogia da FGV

#Questão 1050143 - Pedagogia, Legislação da Educação, FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - Ensino Especial

“Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.
Adaptado de Artigo 2º da Lei nº 13146. de julho de 2015.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente um tipo de deficiência. 

#Questão 1050144 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - Ensino Especial

A Resolução 48/2012 – CEE/AP, em seu Capítulo III, determina que o Projeto Político Pedagógico (PPP) das instituições de educação deve prever a oferta de uma educação especial inclusiva.
A respeito dos serviços de educação especial previstos no PPP, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O PPP deve oferecer uma pedagogia dialógica, interativa, interdisciplinar e inclusiva, com a identificação das habilidades e necessidades de cada estudante. ( ) O PPP deve promover a participação e articulação da escola com a família e com a comunidade, assegurando resposta educativa de qualidade para a diversidade dos estudantes. ( ) O PPP deve prever um calendário de aulas de reforço para auxiliar os alunos com deficiência e incentivar coletivos de aprendizagem, visando a troca de conhecimento entre pares cognitivos e sociais.
As afirmativas são, de cima para baixo,

#Questão 1050145 - Pedagogia, Legislação da Educação, FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - Ensino Especial

Os alunos a seguir não deverão ser matriculados no ensino regular e atendidos por equipe de especialistas do Sistema Estadual de Ensino, pois são considerados públicos-alvo da educação especial: 

#Questão 1050146 - Pedagogia, Legislação da Educação, FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - Ensino Especial

Avalie, com base no Artigo 4º da Resolução 48/2012 – CEE/AP, se a Educação Especial tem como público-alvo:
I. alunos com deficiência de natureza física, intelectual, mental ou sensorial. II. alunos com dislexia, dislalia, disgrafia e discalculia. III. alunos com desatenção, indisciplinados e com dificuldade de aprendizagem.
Está correto o que se afirma em

#Questão 1050147 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - Ensino Especial

Analise a imagem a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


A pessoa II, retratada na imagem, possui a síndrome 

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