Questões de Pedagogia da FADESP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FADESP

A Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) visa ao atendimento de estudantes 

O princípio orientador da qualidade da produção universitária baseia-se no princípio

#Questão 1116591 - Pedagogia, Legislação da Educação, FADESP, 2025, UNIFESSPA, Técnico em Assuntos Educacionais

Na estrutura do ensino superior no Brasil, algumas instituições gozam de algumas prerrogativas de autonomia, podendo criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educação superior, assim como remanejar ou ampliar vagas nos cursos já existentes. Além disso, estas não estão obrigadas a manter atividades de pesquisa e extensão e são criadas somente por credenciamento de Instituições de Ensino Superior (IES) já cadastradas e em funcionamento regular. Tais instituições são os(as)

Na contemporaneidade, o problema ecológico está ligado à crescente e descontrolada industrialização que se origina na visão moderna (início do capitalismo) da natureza como uma "presa" a ser dominada e explorada. A ecologia acabou deixando traços marcantes na reflexão pedagógica, colocando em destaque novos modelos antropológicos e culturais, mesmo que talvez ainda não com a intensidade desejável. Nesse sentido, é inegável que novas questões façam parte de um novo paradigma de formação dos profissionais da educação, que são as(os)

#Questão 1116594 - Pedagogia, Educação e Filosofia, FADESP, 2025, UNIFESSPA, Técnico em Assuntos Educacionais

Quanto à influência dos fundamentos da Filosofia da Educação na formação dos profissionais que atuam na escola, é importante destacar que, graças a essa área do conhecimento,

I. abre-se a possibilidade de compreender de forma crítica a realidade, o que certamente constitui uma condição fundamental do ser professor;
II. supera-se a perspectiva do senso comum, da opinião, do dogma religioso, da experiência cega e representa a contribuição para uma prática reflexiva e competente, que pode ser dada pela filosofia da educação;
III. potencializa a formação do professor para a leitura crítica e analítica do discurso educacional e das próprias teorias educacionais, como também na abertura para a crítica, para a dúvida, para a negação do estabelecido.

Completa(m) corretamente o enunciado o(s) item(ns)

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis