Questões de Pedagogia da CETRO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da CETRO

#Questão 167900 - Pedagogia, Geral, CETRO, 2012, Prefeitura de Campinas - SP, Professor de Educação Básica II

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

O projeto educativo escolar fundamenta-se na ideia de organização da ação de modo _____________, conduzida pela intencionalidade e dominada pela capacidade de prever, antecipar, intervir e transformar em ____________ a situação desejada. O projeto educativo da escola é um documento de planificação da ação educativa, de amplitude integral, de duração de ___________ prazo e de natureza geral e estratégica.

#Questão 167902 - Pedagogia, Geral, CETRO, 2012, Prefeitura de Campinas - SP, Professor de Educação Básica II

Em relação ao conceito de letramento, analise as assertivas abaixo.

I. Letramento é a ação de ler e escrever, é o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita.

II. O indivíduo domina a leitura, ou seja, não só sabe ler e escrever (atributo daquele que é alfabetizado), mas também faz uso competente e frequente da leitura e da escrita. Fala-se no letramento como ampliação do sentido de alfabetização.

III. Atualmente, o ensino passa por um momento complicado, pois a criança ou o adulto, em sua maioria, é alfabetizado, mas não é letrado.

IV. O letramento é o estado no qual o indivíduo ainda não interpreta ou compreende corretamente o que lê.

É correto o que se afirma em

#Questão 167904 - Pedagogia, Geral, CETRO, 2012, Prefeitura de Campinas - SP, Professor de Educação Básica II

Em relação aos jogos e às brincadeiras no desenvolvimento da imaginação e da criatividade da criança, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) É através da atividade lúdica que a criança se prepara para a vida, assimilando a cultura do meio em que vive, integrando-se nele, adaptando-se às condições que o mundo lhe oferece e aprendendo a competir, cooperar com os seus semelhantes: a conviver como um ser social.

( ) As atividades lúdicas estimulam a desatenção, a desconcentração e a imaginação e, por consequência, contribui para que o aluno fique mais agitado.

( ) Os jogos e as brincadeiras, no desenvolvimento da imaginação e da criatividade, podem incorporar valores morais e culturais, nos quais as atividades estimulam a promoção da autoimagem, a autoestima, a cooperação, já que o lúdico conduz à imaginação, fantasia, criatividade e à aquisição de um sentido crítico, entre outros aspectos que ajudam a moldar as suas vidas, como crianças e, futuramente, como adultos.

( ) Há algum tempo o brincar era valorizado, mas destituído de valor educativo. Com o passar do tempo, houve uma mudança na forma como o brincar tem a sua importância no processo de desenvolvimento de uma criança, mas apenar após algumas etapas já superadas, como as atividades de cópia.

#Questão 167906 - Pedagogia, Geral, CETRO, 2012, Prefeitura de Campinas - SP, Professor de Educação Básica II

Na educação, a identidade é um conceito do qual faz parte a ideia

#Questão 167911 - Pedagogia, Geral, CETRO, 2012, Prefeitura de Campinas - SP, Professor de Educação Básica II

A prática de avaliação aplicadas nas escolas tem a função de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis