Questões de Pedagogia da Banca não informada

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da Banca não informada

Associado ao período do fim da Segunda Guerra Mundial, o surgimento do Pós-Modernismo parece ter sido desencadeado pela crise dos valores que vigoraram a partir do início do século XX e, com isso, a arte procura novos rumos. Sendo assim, marque a alternativa que mais caracteriza o Pós-Modernismo no Brasil.

Sobre a formação docente para a educação superior, analise as afirmativas.

I - Os docentes são os únicos responsáveis por sua formação na medida em que novos paradigmas da educação superior exigem flexibilidade, empreendedorismo e mobilidade acadêmica.

II - Engloba tanto o desenvolvimento pessoal quanto profissional dos professores envolvidos, contemplando ações auto, hétero e interformativas.

III - Compreende um sistema organizado no qual estão envolvidos os sujeitos que se preparam para ser docentes e aqueles que já estão na docência.

IV - É um processo de natureza social, pois os professores se constituem como tal em atividades interpessoais, seja em período de preparação, seja ao longo da carreira.

Está correto o que se afirma em

A tabela abaixo apresenta a distribuição por sexo dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental que participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em 2013, com os respectivos percentuais nos níveis de proficiência na escala definida por Soares (2010).

 Considerando que o diretor de uma escola pública de Ensino Fundamental tenha recebido um boletim com os dados acima, referentes aos seus alunos, assinale a alternativa que expressa uma ação de uso pedagógico dos resultados.

Ao se refletir sobre o ensino da componente curricular Língua Portuguesa, nas escolas brasileiras, pode-se pensar em ensinar gramática e/ou estudar a língua. Relacionado a isso, Bagno (2004) expõe alguns apontamentos teóricos da professora Irandé Antunes. Antunes (1999) posiciona-se sobre os equívocos comuns no que se refere às palavras ‘gramática’ e ‘língua’. Para a autora, falar ou escrever é ativar sentidos e representações já sedimentados que sejam relevantes num determinado modelo de realidade e para um fim específico; é, antes de tudo, agir, atuar socialmente; é, nas mais diferentes oportunidades, realizar atos convencionalmente definidos, tipificados pelos grupos sociais, estabilizados em gêneros, com feição própria e definida. Com isso, aponte a alternativa que está discrepante com o posicionamento da autora.

Para responder a questão 28, leia, abaixo, a orelha do livro Manual do cara-de-pau, de 1991, do escritor, jornalista e professor Carlos Queiroz Telles.

A partir do texto “Manual do cara-de-pau”, podemos afirmar.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis