Questões Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins (IFTO)

Sobre os Testes Paramétricos, analise os itens:

I. Uma operação tem duração que segue uma distribuição Normal com média 5,5 e desvio-padrão 2,0 minutos. Uma amostra de 64 tempos dessa operação apresentou média 5,9. Este resultado mostra uma piora de produtividade a uma significância de 5%.

II. Uma empresa comprou um lote de componentes eletrônicos. O fabricante afirma que a duração média dos componentes é maior que 800 horas de uso. Após a realização do teste paramétrico com uma amostra de 36 componentes, com média de 820 horas com desvio de 70 horas. O resultado apresentou com 5% de significância, que a duração média é superior a 800 horas de uso.

III. Em uma linha de produção afirma-se que 40% dos produtos de uma linha são defeituosos. Uma amostra de 225 itens selecionados ao acaso mostrou que apenas 72 eram defeituosos. Portanto posso afirmar, com 1% de significância, que a proporção de defeituosos é superior a 40%.

IV. O fabricante de uma certa marca de cubos de rodas divulga que as suas peças têm uma variância de 0,8 anos. Uma amostra aleatória de 16 peças mostrou uma variância de 1 ano. Após realizar o teste paramétrico, o engenheiro não pode afirmar, com 5% de significância, que a variância é superior a 0,8 anos.

Assinale a alternativa que corresponde ao(s) item/itens verdadeiro(s):

  • A. Somente item I
  • B. Somente itens II e IV
  • C. Somente item I e II
  • D. Somente itens I, III, IV
  • E. Somente item IV
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Ao se refletir sobre o ensino da componente curricular Língua Portuguesa, nas escolas brasileiras, pode-se pensar em ensinar gramática e/ou estudar a língua. Relacionado a isso, Bagno (2004) expõe alguns apontamentos teóricos da professora Irandé Antunes. Antunes (1999) posiciona-se sobre os equívocos comuns no que se refere às palavras ‘gramática’ e ‘língua’. Para a autora, falar ou escrever é ativar sentidos e representações já sedimentados que sejam relevantes num determinado modelo de realidade e para um fim específico; é, antes de tudo, agir, atuar socialmente; é, nas mais diferentes oportunidades, realizar atos convencionalmente definidos, tipificados pelos grupos sociais, estabilizados em gêneros, com feição própria e definida. Com isso, aponte a alternativa que está discrepante com o posicionamento da autora.
  • A. Falar ou escrever não é apenas uma questão de gramática, de morfologia ou de sintaxe, não é apenas uma questão de executar, certo ou errado, determinados padrões linguísticos. Não é tampouco somente formar frases, nem sequer juntá-las, por mais bem formadas que elas estejam.
  • B. A gramática, constituinte da linguagem, é imprescindível, suficiente para preencher todos os quesitos para a atuação verbal adequada de falar e escrever.
  • C. Falar ou escrever significa usar os recursos da língua de todas as maneiras possíveis, inclusive para seguir as regras padronizadas, tradicionais, se forem adequadas para a situação comunicativa que o falante utilizará e/ou se forem do agrado e do interesse do falante.
  • D. Para falar ou escrever não é necessário saber a classificação de palavras e de funções de palavras, memorizando as regras gramaticais.
  • E. Para falar ou escrever, adequadamente, faz-se necessário debruçar-se sobre um fato linguístico e tentar desvendar seu mecanismo, deduzir o funcionamento da linguagem em seu estreito vínculo com o pensamento e com a interação social.
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A Teoria da Burocracia é importante e necessária para a Administração Pública. Alguns fatores históricos contribuíram para a consolidação da Burocracia na Sociedade Industrial. Identifique e assinale a alternativa que não apesenta um fator histórico que contribuiu para essa consolidação.

(Extraído de: Motta, F. C. P. Teoria Geral da Administração, 2010).

  • A. A consolidação da sociedade de massa.
  • B. A gênese de uma elite administrativa nas organizações.
  • C. O surgimento e a consolidação das indústrias e o predomínio da racionalidade técnica.
  • D. A centralização do poder estatal devido à crescente facilidade de comunicação e transporte entre as diversas regiões.
  • E. A racionalização do direito.
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Identifique e assinale a alternativa que apresenta a estrutura organizacional que é focada na tecnologia da informação, exige disciplina e autodomínio e é pouco ou nada hierarquizada.

(Extraído de: Tonet, H. A Lei de Responsabilidade Fiscal: uma abordagem gerencial, 2001).

  • A. Estrutura organizacional virtual.
  • B. Estrutura organizacional informal.
  • C. Estrutura organizacional matricial.
  • D. Estrutura organizacional por projetos.
  • E. Estrutura organizacional em rede.
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Desde o século XIX várias foram as alternativas de explicação e compreensão das desigualdades no Brasil. Entre as desigualdades, destaca-se a questão étnico-racial ainda presente em nosso cotidiano. Sobre a desigualdade étnico-racial que ainda existe na sociedade brasileira, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O mito da democracia racial não seria simplesmente um mecanismo de acobertamento das desigualdades e discriminações, mas também a ideologia da identidade nacional que impede a construção da igualdade entre os brasileiros.

II. A questão da democracia racial foi discutida por Gilberto Freyre em sua obra Casa-Grande e Senzala, que considera o convívio entre as “raças” no Brasil uma questão de animosidade desde a sociedade escravista açucareira no litoral pernambucano.

III. Para o pensador social Florestan Fernandes em seu livro A Integração do Negro na Sociedade de Classe (1978) serviu para reforçar a ideia que não existem distinções sociais entre negros e brancos e afirma uma convivência pacífica e harmônica.

IV. A desigualdade social, por exemplo, tem relação direta com a escravidão, mais particularmente com o modo como os negros foram incorporados a uma sociedade de classes, depois da Abolição, em 1888.

V. A Constituição Brasileira tem como uma de suas formulações mais importantes a ideia de que todos os indivíduos são iguais perante a lei. Na perspectiva étnico-racial, no entanto, não está inserido o crime de racismo como algo punitivo.

  • A. Os itens I, II, III e IV estão corretos.
  • B. Os itens I e IV estão corretos.
  • C. Os itens II, III, IV e V estão corretos.
  • D. Somente o item IV está correto.
  • E. Todos os itens estão corretos
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A sustentabilidade é basicamente dividida e sustentada por três principais pilares, que são:

  • A. Capital, Financeiro e Mercado.
  • B. Consumo, Sustentabilide e Capital.
  • C. Ambiental, Financeiro e Social.
  • D. Produtividade, Consumo e Capital.
  • E. Alta Produtividade, Consumo e Mercado.
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O administrador possui como uma de suas atribuições realizar o desenvolvimento, avaliação e implantação de estruturas organizacionais. Esse trabalho promove maior eficiência da organização, além de outros benefícios. Dentro dos sistemas a serem analisados, existe o conceito de amplitude de controle. Identifique e assinale a alternativa que apresenta esse conceito na análise da estrutura organizacional.

(Extraído de: Oliveira, D. P. R. Sistemas, Organização & Métodos - Uma Abordagem Gerencial, 2013).

  • A. Sistema de autoridade.
  • B. Sistema de decisões.
  • C. Sistema de controle.
  • D. Sistema de comunicações.
  • E. Sistema de integração.
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Esse pensador social ficou conhecido por estabelecer método etnográfico, ou seja, a pesquisa de campo de longa duração, com conhecimento fluente do idioma local e observação participante. O antropólogo deveria “mergulhar” na cultura local, participando das atividades diárias enquanto observava o que acontecia. Tornou-se grande crítico dos evolucionistas e precursor da perspectiva funcionalista em antropologia. O pensamento em questão, é característico de qual autor?
  • A. Claude Lévi-Strauss
  • B. Franz Boas
  • C. Émile Durkheim
  • D. Karl Marx
  • E. Bronislaw Malinowski
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A Engenharia Econômica é a área da Engenharia de Produção que, através da matemática financeira, fornece ferramentas para a tomada de decisão, baseada nas análises de custos, investimentos e riscos, sempre respeitando o valor do dinheiro no tempo. A Engenharia Econômica pode ser dividida em quatro Gestões.
  • A. Gestão e inovação, Gestão de Mercado, Gestão financeira, Gestão de Empresas.
  • B. Gestão de investimentos, Gestão de produção, Gestão de Bens, Gestão de fundos.
  • C. Gestão de produto, Gestão do mercado, Gestão de Bens, Gestão de Empresas.
  • D. Gestão de Pessoas, Gestão de Mercado, Gestão de cooperativas, Gestão de Projetos.
  • E. Gestão Econômica, Gestão de Custos, Gestão de Investimentos, Gestão de Riscos.
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Essa tendência baseia-se nas classificações evolucionistas e hierárquicas. Baseado nesse pensamento, civilizados eram os europeus, enquanto as demais populações eram escalonadas entre mais e menos atrasadas.
  • A. Relativismo
  • B. Etnocentrismo
  • C. Simbolismo
  • D. Funcionalismo
  • E. Materialismo
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