Questões de Pedagogia da Banca não informada

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da Banca não informada

A autonomia didático-científica é condição necessária para a atividade-fim da universidade. Sobre o papel de decisão dos colegiados de ensino e pesquisa da instituição no exercício dessa autonomia, com base na legislação vigente, considere:

I - Criar, modificar e extinguir cursos.

II - Deliberar sobre os planos de carreira docente.

III - Elaborar programação dos cursos, pesquisas e das atividades de extensão.

Está correto o que se afirma em

A respeito da oferta e abrangência dos cursos e programas da educação superior brasileira, considere:

I - Cursos sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

II - Cursos de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo.

III - Cursos de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino.

IV - Cursos de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.

Está correto o que se afirma em

Sobre a avaliação da aprendizagem na visão crítica, assinale a afirmativa INCORRETA.

A avaliação a ser desenvolvida por uma instituição de educação superior, envolvendo todos os participantes da instituição para repensar e redefinir seus compromissos e metas, modos de atuação, finalidades e resultados do trabalho acadêmico denomina-se:

Fernandes (2011), ao teorizar sobre a avaliação de programas e projetos educacionais, enfatiza que a avaliação de projetos deve permitir obter informação que permita considerar formas alternativas de resolver um dado problema. Sobre o processo de avaliação de programas educacionais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Torna mais transparente o seu funcionamento, sua eficácia e eficiência; orienta a eventual necessidade de desenvolvimento de novos programas.

( ) Responde a uma diversidade de questões relativas a problemas existentes ou emergentes.

( ) Contribui para melhorar o programa e as medidas de políticas associadas a ele.

( ) Contribui, tão-somente, para criar dados para as avaliações de larga escala sobre os problemas relacionados ao processo de ensino nas escolas brasileiras.

Assinale a sequência correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis