Questões de Pedagogia da Banca não informada

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da Banca não informada

Na Educação Infantil, um Professor possibilita desenvolvimento da linguagem oral da criança através da seguinte ação pedagógica:

Nos processos pedagógicos da Educação Infantil, quando a criança é encorajada a “conhecer as principais famílias de instrumentos musicais”, a ela é possibilitada a oportunidade de desenvolver-se em que campo da formação humana?

Com as crianças acima de dois anos, o Professor de Educação Infantil pode promover a seguinte brincadeira:

Com devido propósito pedagógico, essa brincadeira é indicada para estimular especificamente:

De acordo com Referencial curricular nacional para a educação infantil (1998) a educação infantil deve criar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança às crianças de zero a três anos, garantindo oportunidades para que sejam capazes de:

Leia o texto abaixo e responda ao item 17.

Texto 6

CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR A disciplina está associada às diferentes áreas do conhecimento. Temos no currículo escolar diferentes disciplinas. Muitas vezes encontramos para uma mesma área do conhecimento várias disciplinas. A Matemática, por exemplo, está nos currículos dividida em disciplinas como álgebra, geometria, etc. Organizamos os conhecimentos que foram selecionados para serem incorporados ao currículo escolar, de uma maneira que cada conteúdo deve ser alocado em um espaço definido, em uma disciplina específica. O MEC orienta que o novo currículo está estruturado sobre os eixos da interdisciplinaridade e da contextualização, sendo que esta última vai exigir que “todo conhecimento tenha como ponto de partida a experiência do estudante, o contexto onde está inserido e onde ele vai atuar como trabalhador, cidadão, um agente ativo de sua comunidade”.

Baseado no texto acima e nos seus conhecimentos sobre interdisciplinaridade e contextualização, marque com C para Contextualização e I para Interdisciplinaridade e depois relacione os conceitos à resposta certa. (C) Contextualização. (I) Interdisciplinaridade.

( ) Conteúdos intercruzados e unificadores de temas.

( ) Aponta para o tratamento de certos conteúdos como contexto de outros.

( ) Imprime significados e relevância aos conteúdos escolares.

( ) Inter-relacionamento entre os conteúdos das disciplinas.

( ) Perspectiva de articulação interativa entre as diversas disciplinas no sentido de enriquecê-las através de relações dialógicas entre os métodos e conteúdos que as constituem.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis