Questões Concurso Prefeitura de Bodoquena - MS

Dessa forma identifique a opção que traz corretamente a definição e a respectiva classe rochosa.

  • A. sedimentares: são rochas formadas pelo resfriamento e solidificação de elementos magmáticos.
  • B. magmática: esse tipo de rocha tem sua origem na transformação de outras rochas, em virtude da pressão e da temperatura.
  • C. sedimentares: esse tipo de rocha tem sua formação a partir do acúmulo de resíduos de outros tipos de rochas.
  • D. metamórfica: esse tipo de rocha tem sua formação a partir do acúmulo de lavas expelidas por vulcões da mesma região.
  • E. metamórficas: esse tipo de rocha tem sua origem na agregação e cimentação de outras rochas, em virtude do movimento de massa da superfície da Terra.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A doença que Mafalda se refere está relacionada aos intensos conflitos mundiais entre os Estados Nacionais que vêm se tornando cada vez mais comuns no atual cenário internacional. Identifique a opção que explica o conflito que deu origem ao último Estado membro da ONU.

  • A. Em agosto de 2008, o movimento nacionalista do Tibete voltou a protestar contra o domínio da China sobre a região. Os primeiros protestos surgiram logo após a prisão de monges tibetanos que organizaram uma passeata para marcar os 49 anos do grande levante contra o governo chinês. Em seguida, milhares de pessoas também foram às ruas, reivindicando a independência.
  • B. A guerra entre a Rússia e a Geórgia, em agosto de 2008, ocorreu em função do projeto separatista da Ossétia do Sul e da Abkházia, mas está relacionada a problemas que datam da dissolução da União Soviética. Antes do colapso do regime socialista, a região da Ossétia do Sul havia declarado autonomia em relação à República Socialista Soviética da Geórgia, aproximando-se da Rússia, que dominava a União Soviética. Com a dissolução da URSS, em 1991, a Geórgia tornou-se uma república independente. A Ossétia do Sul procurou seguir pelo mesmo caminho, proclamando sua independência em relação à Geórgia.
  • C. Na passagem de 2008 para 2009 as Forças de Defesa de Israel iniciaram uma ofensiva contra a faixa de Gaza, território palestino dominado pelo grupo radical islâmico Hamas. O objetivo da operação era eliminar a capacidade do Hamas de atacar as cidades israelenses próximas à fronteira.
  • D. O povo basco está distribuído no nordeste da Espanha e sudoeste da França. Essa etnia luta pela independência política e territorial há pelo menos 40 anos. Os bascos correspondem a um grupo social de origem não identificada e que provavelmente teria chegado à península Ibérica há 2000 anos. Em todo esse tempo, as nações que estão subordinadas preservaram seus principais elementos culturais.
  • E. Em fevereiro de 2011, a população no Sudão, foi às urnas para definir, em referendo, a separação e emancipação da região na porção meridional do país. Com a aprovação de esmagadores 98,8% dos votantes, surgiu o até então mais novo país: o Sudão do Sul, tendo como capital a cidade de Juba.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Passamos por grandes e profundas mudanças na configuração espacial do mundo, com a evolução tecnológica que influência diretamente na produção do espaço geográfico, que é entendido na geografia como um processo histórico e social caracterizado pela apropriação dos recursos naturais pela sociedade e pelo progresso técnico vigente em cada momento histórico. Assim, com o desenvolvimento técnico-científico-informacional, traço marcante do mundo atual. Identifique a opção que destaca o geógrafo (autor) que criou o conceito em destaque.

  • A. Milton Santos.
  • B. Alexander Von Humboldt.
  • C. Yves Lacoste.
  • D. Antonio Christofoletti.
  • E. Vidal de La Blache.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Leia o texto abaixo e responda ao item 20.

Texto 8

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o País. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual. BRASIL.

Parâmetros Curriculares Nacionais. MEC, 1998.

Marque a alternativa INCORRETA sobre os PCN.

  • A. Por sua natureza aberta, configuram uma proposta flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores.
  • B. Configuram um modelo curricular homogêneo e impositivo, que se sobreporia à competência político-executiva dos Estados e Municípios, à diversidade sociocultural das diferentes regiões do País ou à autonomia de professores e equipes pedagógicas.
  • C. Respeitadas as diversidades culturais, regionais, étnicas, religiosas e políticas que atravessam uma sociedade múltipla, estratificada e complexa, a educação atua, decisivamente, no processo de construção da cidadania, tendo como meta o ideal de uma crescente igualdade de direitos entre os cidadãos, baseado nos princípios democráticos.
  • D. Os PCN funcionam como elemento catalisador de ações na busca de uma melhoria da qualidade da educação brasileira.
  • E. O currículo deve obrigatoriamente propiciar oportunidades para o estudo da língua portuguesa, da matemática, do mundo físico e natural e da realidade social e política, enfatizando-se o conhecimento do Brasil, bem como o ensino da Arte e da Educação Física, necessariamente integradas à proposta pedagógica.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com relação a abordagem do Ministério da Saúde, em relação as úlceras genitais, marque a alternativa correta com relação a uma paciente do sexo feminino com lesões ulceradas em região vaginal que foram precedidas por vesículas e ardência local.
  • A. A hipótese diagnóstica principal é donovanose.
  • B. O diagnóstico principal é sífilis e deve-se tratar com penicilina benzatina 1.200.000 UI em cada nádega.
  • C. Deve-se tratar herpes genital com aciclovir 200 mg, 4/4 hs, 5x/dia, por 7 dias ou 400 mg, VO, 8/8 h, por 7 dias.
  • D. O diagnóstico principal é cancro mole e deve-se fazer uma biópsia para confirmar o diagnóstico.
  • E. Não é possível fazer o diagnóstico somente com a história e exame físico.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Pedagogia - Geral - Banca não informada - 2016 - Prefeitura de Bodoquena - MS - Professor de Ensino Fundamental

Leia o texto abaixo e responda ao item 17.

Texto 6

CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR A disciplina está associada às diferentes áreas do conhecimento. Temos no currículo escolar diferentes disciplinas. Muitas vezes encontramos para uma mesma área do conhecimento várias disciplinas. A Matemática, por exemplo, está nos currículos dividida em disciplinas como álgebra, geometria, etc. Organizamos os conhecimentos que foram selecionados para serem incorporados ao currículo escolar, de uma maneira que cada conteúdo deve ser alocado em um espaço definido, em uma disciplina específica. O MEC orienta que o novo currículo está estruturado sobre os eixos da interdisciplinaridade e da contextualização, sendo que esta última vai exigir que “todo conhecimento tenha como ponto de partida a experiência do estudante, o contexto onde está inserido e onde ele vai atuar como trabalhador, cidadão, um agente ativo de sua comunidade”.

Baseado no texto acima e nos seus conhecimentos sobre interdisciplinaridade e contextualização, marque com C para Contextualização e I para Interdisciplinaridade e depois relacione os conceitos à resposta certa. (C) Contextualização. (I) Interdisciplinaridade.

( ) Conteúdos intercruzados e unificadores de temas.

( ) Aponta para o tratamento de certos conteúdos como contexto de outros.

( ) Imprime significados e relevância aos conteúdos escolares.

( ) Inter-relacionamento entre os conteúdos das disciplinas.

( ) Perspectiva de articulação interativa entre as diversas disciplinas no sentido de enriquecê-las através de relações dialógicas entre os métodos e conteúdos que as constituem.

  • A. C – C – I – I – C.
  • B. I – I – C – C – I.
  • C. I – C – C – I – I.
  • D. C – I – C – I – C.
  • E. I – I – C – I – I.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Pedagogia - Geral - Banca não informada - 2016 - Prefeitura de Bodoquena - MS - Professor de Ensino Fundamental

Leia o texto abaixo para responder ao item 16.

Texto 5

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico – o famoso PPP – que se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.

Relacione as três grandes dimensões que compõem o PPP e, a seguir, marque a alternativa correta:

(1) Marco situacional.

(2) Marco conceitual.

(3) Marco operacional.

 ( ) Apresenta as grandes linhas de ação referentes à gestão democrática, currículo escolar, formação continuada e qualificação das condições físicas e didático-pedagógicas da escola.

( ) Expressa a opção teórica que revela a utopia social e educacional: o que se pretende alcançar em termos de transformação da prática pedagógica e social.

( ) Identifica, explicita e analisa os problemas e necessidades presentes na realidade social e suas influências nas práticas educativas da escola.

( ) Significa definir o conjunto de referências teóricas, políticas, filosóficas que balizará o trabalho da escola.

( ) Discussão vinculada ao contexto local, com aquilo que é específico da escola como instituição social e, de modo particular, da escola em que se trabalha, se estuda.

  • A. 3 – 2 – 1 – 2 – 3.
  • B. 1 – 3 – 2 – 3 – 1.
  • C. 2 – 1 – 3 – 1 – 2.
  • D. 3 – 2 – 2 – 1 – 3.
  • E. 3 – 1 – 2 – 3 – 2.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Pedagogia - Geral - Banca não informada - 2016 - Prefeitura de Bodoquena - MS - Professor de Ensino Fundamental

Leia o texto abaixo e responda ao item 15.

Texto 4

PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Nas palavras de Paulo Freire, não existe ensino sem aprendizagem. Para ele e para vários educadores contemporâneos, educar alguém é um processo dialógico, um intercâmbio constante. Nessa relação educador e educando trocam de papéis o tempo inteiro: o educando aprende ao passo que ensina seu educador e o educador ensina e aprende com seu estudante. Esta relação nos remete a uma concepção de que o processo de ensinoaprendizagem tem uma estrutura e um funcionamento sistêmico, isto é, está composto por elementos estreitamente interrelacionados.

Marque a alternativa em que todos os elementos interrelacionados estão diretamente ligados ao processo ensinoaprendizagem.

  • A. Recursos materiais – Recursos humanos – Recursos financeiros – Políticas públicas.
  • B. Gestão escolar – Objetivos do ensino – Métodos de aprendizagem – Recursos materiais e humanos.
  • C. Tríade objetivos-conteúdos-métodos – Avaliação institucional – Políticas públicas.
  • D. Aluno – Professor – Problema – Objetivos – Conteúdos – Métodos – Recursos – Avaliação.
  • E. Aluno – Professor – Recursos materiais – Gestão escolar – Investimentos – Políticas públicas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Pedagogia - Geral - Banca não informada - 2016 - Prefeitura de Bodoquena - MS - Professor de Ensino Fundamental

Leia o texto abaixo e responda aos itens 13 e 14.

Texto 3

PRINCÍPIOS E FINS DA EDUCAÇÃO NACIONAL Os atuais princípios e fins da educação brasileira estão definidos no título II - Dos Princípios e Fins da Educação Nacional, nos artigos 2º e 3º, da LDB. O artigo 2º afirma que “a educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.  

Assinale a alternativa correta que contêm quatro princípios da educação nacional

  • A. pleno desenvolvimento do educando; preparo para o exercício da cidadania; qualificação para o trabalho; gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
  • B. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; respeito à liberdade e apreço à tolerância; vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais; coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
  • C. gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; qualificação para o trabalho; institucionalização da educação infantil via sistema de educação básica.
  • D. preparo para o exercício da cidadania; qualificação para o trabalho; incentivar a pesquisa científica; políticas de inclusão e diversidade na educação básica.
  • E. valorização da experiência extraescolar; vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais; auxílio no transporte escolar; incentivar a pesquisa científica.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Pedagogia - Geral - Banca não informada - 2016 - Prefeitura de Bodoquena - MS - Professor de Ensino Fundamental

Leia o texto abaixo e responda ao item 12.

Texto 2

OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO A UNESCO reuniu alguns dos maiores luminares do mundo na Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, que elaborou o relatório "Educação: um tesouro a descobrir" (Delors et al., 1996). Neste relatório, a Comissão destacou quatro pilares que são as bases da educação, ao longo de toda a vida, para o século que já começou e até nos surpreende com tantas inovações e que precisa rever este “tesouro” tão necessário à sociedade.

Diante do exposto, relacione os quatro pilares às suas definições e depois marque a alternativa correta:

(1) Aprender a conhecer.

(2) Aprender a fazer.

(3) Aprender a conviver.

(4) Aprender a ser.

( ) Desafiar a aprender com a convivência.

( ) Gerar o interesse.

( ) Tornar aptas a enfrentar situações.

( ) Objetivar viver melhor com responsabilidade pessoal.

( ) Querer adquirir, reelaborar e reconstruir novos conhecimentos.

  • A. 3 – 2 – 4 – 1 – 2.
  • B. 4 – 3 – 1 – 2 – 3.
  • C. 3 – 1 – 2 – 4 – 1.
  • D. 1 – 2 – 4 – 3 – 2.
  • E. 3 – 2 – 1 – 1 – 4.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: