Questões sobre Principais Autores

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Principais Autores

#Questão 1117665 - Pedagogia, Principais Autores, ADM&A, 2025, Prefeitura de João Alfredo - PE, Professor de Educação Infantil e Fundamental - Anos Iniciais

Analise as afirmativas a seguir sobre grandes autores que influenciaram a educação de crianças e suas contribuições e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Jean Piaget concebe que a criança atinge o pensamento lógico-abstrato precocemente, atribuindo papel mínimo ao ambiente; para ele, a construção do conhecimento advém prioritariamente de fatores maturacionais inatos.
( ) Lev Vygotsky defende que o desenvolvimento cognitivo está fortemente vinculado às interações sociais e culturais, enfatizando a mediação de adultos ou pares mais experientes e o uso da linguagem como ferramenta de construção interna.
( ) Emília Ferreiro, ao investigar a aquisição da leitura e da escrita, demonstra que a criança formula sucessivas hipóteses sobre o sistema alfabético, partindo de desenvolvimentos pré-silábicos rumo ao alfabético, ressaltando o valor do conflito cognitivo ao confrontar suas concepções com a escrita convencional.
( ) Maria Montessori propõe um “ambiente preparado” que promova a autonomia das crianças, defendendo a observação atenta do professor e a apresentação sequenciada de materiais em consonância com períodos sensíveis de aprendizagem.
( ) Paulo Freire valoriza a leitura de mundo e a leitura da palavra desde os primeiros anos, postulando que a educação deve fomentar a consciência crítica, o diálogo e a transformação social, inclusive na infância.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

#Questão 1117667 - Pedagogia, Principais Autores, ADM&A, 2025, Prefeitura de João Alfredo - PE, Professor de Educação Infantil e Fundamental - Anos Iniciais

Com base na teoria de Jean Piaget sobre a formação de estruturas cognitivas na infância, que postula projetos de desenvolvimento em que uma criança constrói e reorganiza ativamente seus esquemas de pensamento, a ação CORRETA do professor para promover o desenvolvimento do raciocínio lógico em estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é:

A compreensão dos processos de aprendizagem humana é essencial para a atuação pedagógica. Considerando as contribuições de Piaget, Vygotsky e Ausubel para o desenvolvimento cognitivo e a construção do conhecimento, analise as afirmativas a seguir:

I. Segundo Piaget, a aprendizagem ocorre como resultado da interação entre o sujeito e o meio, sendo regulada pelos mecanismos de assimilação e acomodação, os quais estruturam progressivamente o desenvolvimento cognitivo.
II. Vygotsky argumenta que a mediação simbólica e a interação social são fundamentais para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, destacando a Zona de Desenvolvimento Proximal como espaço de potencialização do aprendizado.
III. Ausubel defende que a aprendizagem significativa ocorre quando novos conhecimentos são integrados de maneira substantiva e não arbitrária às estruturas cognitivas preexistentes, destacando o papel central dos organizadores prévios.
IV. No modelo de Vygotsky, a internalização das funções mentais superiores ocorre de forma isolada, onde o aluno desenvolve a autonomia e a potencialização do aprendizado sem necessidade um mediador social.
V. Para Piaget, a construção do conhecimento independe da maturação biológica e pode ser acelerada por meio de intervenções pedagógicas diretas, destacando a Zona de Desenvolvimento Proximal, que ultrapassa a necessidade sequencial dos estágios do desenvolvimento cognitivo.

Está CORRETO o que se afirma em:

Considerando o papel das relações sociais e culturais na construção do pensamento, conforme defendido por Vygotsky, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna.

1ª coluna:
1. Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)
2. Mediação
3. Funções Psicológicas Superiores
4. Interação Social

2ª coluna:


( ) Acontece por meio de ferramentas e signos, sobretudo a linguagem, atuando como uma ponte entre o indivíduo e o meio, possibilitando avanços qualitativos na aprendizagem.
( ) Envolver processos cognitivos mais avançados como pensamento abstrato, memória voluntária e raciocínio lógico) que emergem a partir das práticas culturais e do uso de instrumentos simbólicos.
( ) Destaca o encontro entre o que uma criança consegue realizar sozinha e aquilo que se torna possível ou que ela realiza com a ajuda de alguém mais experiente, sendo fundamentalmente para potencializar o desenvolvimento.
( ) Atribuir à troca de significados entre indivíduos a condição de motor do crescimento cognitivo, pois é nesse contexto que uma criança internaliza os conhecimentos partilhados.

A sequência CORRETA de cima para baixo é:

Em relação à perspectiva vygotskiana, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

A experiência é construída na interação. Nessa perspectiva, a experiência é sempre ______________, mediada pela cultura, inscrita na história do sujeito que, dialeticamente, dialoga com a história de seu tempo, de seu meio, de outros homens.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis