Questões sobre Principais Autores

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Principais Autores

As grandes contribuições de Vygotsky à educação se devem à sua dedicação ao estudo de processos mentais sofisticados, que se referem a mecanismos intencionais, ações conscientemente controladas que dão ao indivíduo a possibilidade de independência em relação às características do momento e do espaço presente. A esses processos dá-se o nome de:

Com base na distinção feita por Paulo Freire entre a pedagogia dos dominantes e a pedagogia do oprimido, assinale a alternativa que melhor representa a pedagogia do oprimido: 

Conforme Tardif (2014, p. 36), a relação dos docentes com os saberes não se reduz a uma função de transmissão dos conhecimentos já constituídos. Sua prática integra diferentes saberes, com os quais o corpo docente mantém diferentes relações. Pode-se definir o saber docente como um saber plural, formado pelo amálgama, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais. Na sua teoria sobre os saberes docentes, o autor classifica-os em cinco categorias relacionadas com a trajetória percorrida pelos professores ao desenvolverem os saberes que utilizam efetivamente em sua prática profissional cotidiana.
Com base nisso, analise as afirmações a seguir sobre cada uma das categorias elaboradas pelo autor:

I - Saberes pessoais dos professores: conhecimentos adquiridos através de experiências de vida, cultura e relações sociais, que influenciam a prática pedagógica, como valores éticos e visão de mundo.
II - Saberes provenientes da formação escolar anterior: compreendem os conhecimentos pedagógicos e metodológicos adquiridos durante a formação profissional específica para o magistério, como estratégias de ensino e teorias educacionais.
III - Saberes provenientes da formação profissional para o magistério: envolvem os conhecimentos adquiridos em cursos de formação inicial e continuada, como didática e psicologia da educação.
IV - Saberes provenientes dos programas e livros didáticos usados no trabalho: incluem os conteúdos e metodologias prescritos, por exemplo, pelos currículos oficiais e pelos materiais didáticos utilizados nas aulas.
V - Saberes provenientes da própria experiência na profissão: referem-se aos conhecimentos desenvolvidos na prática docente, como a gestão da sala de aula e a adaptação de conteúdos às necessidades dos alunos.

A partir do texto, é CORRETO concluir o que se afirma em:

#Questão 1130255 - Pedagogia, Principais Autores, FUNDATEC, 2025, Prefeitura de Tangará da Serra - MT, Técnico Administrativo Educacional - Técnico em Multimeios Didáticos

Jean Piaget destacava a ação sobre o brincar como elemento que estrutura a situação simbólica inerente à brincadeira. Dessa forma, a criança que brinca está desenvolvendo as seguintes habilidades, EXCETO:

#Questão 1130260 - Pedagogia, Principais Autores, FUNDATEC, 2025, Prefeitura de Tangará da Serra - MT, Técnico Administrativo Educacional - Técnico em Multimeios Didáticos

Conforme preconizado por Vygotsky, a respeito da construção do pensamento e da subjetividade, analise as assertivas abaixo:

I. É a formação natural e universal da espécie humana. II. Ocorre por meio do emprego de instrumentos construídos através da história humana. III. É um processo que incorpora signos elaborados pelos grupos sociais.

Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis