Questões sobre Planejamento de Ensino

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Listagem de Questões sobre Planejamento de Ensino

Levando em conta o caráter educativo do espaço escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) O espaço escolar não tem relação com as propostas pedagógicas defendidas por quem o construiu ou por quem o organiza no cotidiano escolar.

( ) Pode-se ler, na forma de organizar o espaço, qual a concepção de relação Professor/aluno abraçada pelos profissionais que atuam na escola.

( ) As construções escolares representam uma das formas de o poder público mostrar a importância que se dá à educação dos cidadãos.

( ) Os métodos e as atividades de ensino normalmente utilizados pelos Professores não dependem da forma de organizar o espaço escolar.

( ) Considerando os aspectos estruturantes do espaço escolar, pode-se dizer que ele é uma das dimensões básicas da cultura de uma escola.

A seqüência está correta em:

Analise as afirmativas abaixo:

I. A língua de sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação capaz de expressar conceitos abstratos.

II. Haveria uma única e universal língua de sinais usada por todas as pessoas surdas. 

III. A língua de sinais seria um sistema de comunicação superficial, com conteúdo restrito, sendo estética, expressiva e lingüisticamente inferior ao sistema de comunicação oral.

IV. As línguas de sinais derivariam da comunicação gestual espontânea dos ouvintes.

V. Os filhos de pais surdos são intérpretes de língua de sinais.

Podem ser considerados mitos sobre a língua de sinais, EXCETO a(s) afirmativa(s):

Na observância da interdisciplinaridade, as DCNEM propõem que as escolas devem considerar que

 I a interdisciplinaridade, nas suas mais variadas formas, deve partir do princípio de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos.

II a característica do ensino escolar amplia significativamente a responsabilidade da escola para a constituição de identidades que integram conhecimentos, competências e valores que permitam o exercício pleno da cidadania e a inserção flexível no mundo do trabalho.

III as áreas de conhecimento carregam sempre um grau de arbitrariedade, não esgotando, isoladamente, a realidade dos fatos e, assim, no seu conjunto, levando a uma visão global confusa da realidade. A interdisciplinaridade deve, portanto, prescindir de interações que levem a uma compreensão mais ampla da realidade.

IV a aprendizagem é decisiva para o desenvolvimento dos alunos e, por essa razão, as disciplinas devem ser didaticamente isoladas para atingir esse objetivo, de modo que disciplinas diferentes estimulem competências diferenciadas, contribuindo para a constituição de diferentes capacidades.

 Estão certos apenas os itens

Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) são o conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos da educação básica, expressos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, que orientam as escolas brasileiras dos sistemas de ensino na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas. De acordo com as DCN, são áreas do conhecimento para o ensino fundamental

Sobre o ensino do português no ensino fundamental, é correto afirmar o seguinte:

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