Questões sobre Planejamento de Ensino

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Planejamento de Ensino

Acerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir.

Em sua vasta produção para crianças, Monteiro Lobato mudou radicalmente o ponto de vista da narrativa brasileira do período. A criança passou ao centro da narrativa realmente como criança, passando a ser personagem principal e não apenas um futuro adulto que precisava ser moldado, educado, domesticado. A criatividade, a esperteza, a traquinagem, a fantasia e o universo lúdico infantil foram privilegiados. Há também, na literatura infantil de Monteiro Lobato, o resgate e a reelaboração dos mitos e lendas brasileiros, bem como a incorporação transformada e adaptada das narrativas tradicionais da cultura universal.

Acerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir.

A formação de práticas de leitura e o desenvolvimento do gosto pela leitura independem dos procedimentos pedagógicos adotados pelo professor em sala de aula, pois a busca do prazer da leitura é um aspecto individual, que se desenvolve apenas na comunidade em que o aluno vive.

Acerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir.

As primeiras manifestações nacionais de uma produção voltada para o público infantil situam-se por volta de 1894, quando Alberto de Figueiredo Pimentel organizou a coleção Contos da Carochinha,Histórias da Avozinha, Contos de Fadas, Teatrinho e Meus Brinquedos, na qual o autor adaptou os contos tradicionais populares e as histórias de fadas européias.

Acerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir.

Além de proporcionar experiência emocional e estética insubstituível, o convívio com a literatura, tanto ouvindo-se histórias como lendo-as, constitui um exercício privilegiado de habilidades mentais e de familiaridade com estruturas da língua escrita.

Avaliar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Julgue os itens seguintes, acerca da avaliação.

A avaliação do rendimento escolar deve ser realizada por meio de provas bimestrais, sem a preocupação com o entendimento de que as capacidades do aluno se expressam no processo da atividade em diversas situações didáticas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis