Questões sobre Normas Educacionais dos Estados

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Listagem de Questões sobre Normas Educacionais dos Estados

O Plano Estadual de Educação de Santa Catarina (2015-2024) manteve praticamente os mesmos termos da meta quatro, buscando garantir a universalização, para o público da Educação Especial em idade escolar obrigatória, do acesso à educação básica e ao AEE. Para atingi-la são previstas estratégias como as listadas a seguir, exceto: 

#Questão 1134172 - Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Educação Especial (Deficiência Intelectual)

Joana, coordenadora pedagógica da escola, durante os momentos de formação, cita o Currículo Paulista – Etapa Ensino Médio e discute a Educação Especial, conforme o estabelecido em legislações específicas. Ela destaca que a Educação Especial deve ser oferecida de forma transversal em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino. Portanto, é fundamental que a proposta pedagógica da unidade escolar, em harmonia com importantes documentos que legislam sobre o tema e para garantir a todos as aprendizagens definidas no Currículo Paulista,

À luz do Currículo Referência de Minas Gerais, responda à próxima questão. 

Atribua (V) verdadeiro ou (F) falso às assertivas e aponte a alternativa correspondente.



( ) As atividades humanas realizam-se nas práticas sociais, mediadas por diferentes linguagens: verbal, (oral, e escrita), não-verbal, (corporal, visual, sonora), contemporaneamente, digital. Por meio dessas práticas, as pessoas estabelecem interrelações constituindo-se em sujeitos sociais. Nessas interações, estão imbricados conhecimentos, atitudes, princípios, valores culturais, morais, éticos e estéticos.


( ) A compreensão dos estudantes, como sujeitos com histórias e saberes construídos nas interações com outras pessoas, tanto do entorno social mais próximo, quanto do universo da cultura midiática e digital, fortalece o potencial da escola como espaço formador e orientador para a cidadania consciente, crítica e participativa.


( ) [...] concepção de educação, de ensino e de aprendizagem proposta a partir do novo currículo, requer novas formas de planejar e estruturar o trabalho pedagógico, de organizar didática e metodologicamente os componentes curriculares, tendo em vista as habilidades e as competências que precisam ser desenvolvidas durante a Educação Básica, sendo imperativo pensar em novas formas de ensinar, de acompanhar e de avaliar as aprendizagens.

De acordo com o determinado no Referencial Curricular do Paraná, o Ensino Fundamental – anos iniciais é organizado em:

Segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) PDI 2019-2026, é correto afirmar que o IFFar é uma instituição pública e gratuita vinculada ao(à): 

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