Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

“Libâneo divide as tendências pedagógicas inseridas na prática escolar brasileira em dois grandes blocos: a tendência liberal e a tendência progressista. A tendência pedagógica descrita por Libâneo, a “progressista”, desponta três modelos significativos. Diante do exposto, NÃO faz parte da tendência progressista

Considerando que o estabelecimento de uma periodização é uma das questões mais relevantes na realização de estudos históricos a respeito da educação, julgue os itens seguintes, relativos à periodização da educação no Brasil segundo diferentes concepções pedagógicas.

O primeiro período da história da educação no Brasil, de 1549 a 1759, não pode ser considerado homogêneo quanto à educação e quanto ao modelo econômico.

Considere as afirmações abaixo.

I. Ênfase no domínio do professor.

II. Os alunos devem ser capazes de aprender e aceitar as explicações e as orientações.

III. Os métodos são baseados em exposição verbal da matéria.

 IV. A preocupação básica da instituição educacional é a de adaptar os educandos à tarefa da aprendizagem.

As características apresentadas estão relacionadas à concepção de educação

Com relação aos princípios da educação comparada, julgue os itens que se seguem.

A educação comparada surgiu, no século XIX, do interesse dos Estados nacionais, que então se organizavam, em comparar sistemas educacionais com o objetivo de buscar subsídios para a estruturação de seus respectivos sistemas de ensino.

Com relação aos princípios da educação comparada, julgue os itens que se seguem.

O componente crítico da educação comparada, cujo foco é a conscientização, confere uma perspectiva emancipadora aos estudos comparativos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis