Questões sobre Avaliação Educacional

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Avaliação Educacional

A prática da avaliação nas pedagogias preocupadas com a transformação, no modelo educacional atual, deverá estar atenta aos modos de superação do autoritarismo e ao estabelecimento da autonomia do educando, pois o novo modelo social exige a participação democrática de todos. Sobre isso, analisar os itens.

I. A avaliação deverá manifestar-se como um mecanismo de diagnóstico da situação, tendo em vista o avanço e o crescimento, e não a estagnação disciplinadora.
II. O avanço das aprendizagens dos educandos se dará por meio de instrumentos disciplinadores.
III. A avaliação não se dará como instrumento disciplinador, mas não deve promover o avanço da aprendizagem do educando.

Está CORRETO o que se afirma:

Entre as variadas funções do instrumento avaliativo do processo de ensino-aprendizagem, há aquela que tem o objetivo de verificar se os estudantes estão acompanhando, com maior ou menor dificuldade, o conteúdo que vem sendo ministrado em aula. Qual é a função da avaliação referida no trecho? 

“Um instrumento precisa ser escolhido e construído intencionalmente: não há lugar para a aleatoriedade. Sua principal característica deve ser a capacidade de coletar dados de que o avaliador necessita para configurar e qualificar a realidade com a qual está trabalhando” (Luckesi, 2011). Nesse sentido, ao elencar regras para a elaboração de um adequado instrumento de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem, Luckesi enfatiza que as questões elaboradas devem, EXCETO: 

#Questão 1134606 - Pedagogia, Avaliação Educacional, FUVEST, 2025, USP, Professor de Educação Infantil (PROFEI)

“A teoria construtivista reúne quatro importantes fatores que explicam o seu desenvolvimento: a maturação (física e neurológica), experiências ricas e significativas com os objetos do mundo físico, a transmissão social, e a equilibração (ênfase na ação física e mental do sujeito). E esses fatores apresentam-se como indissociáveis em termos de desenvolvimento. (...) Contrariamente a essa visão, via de regra, fichas de avaliação em educação infantil dissociam tais áreas de desenvolvimento de uma criança, privilegiando, sobretudo, itens na área afetiva, desconectados de uma visão de totalidade na construção de conhecimento.”

HOFFMAN, J. Avaliação e educação infantil. Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Editora Mediação, 2020, p. 23.

Jussara Hoffman, no trecho citado, faz referência ao modelo compensatório de avaliação, cujo principal risco é resumido na alternativa:

Caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática no âmbito do Estado do Ceará. Estamos nos referindo a (ao): 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis